ATERRO ZERO: MUNICÍPIO DE CAMPO ALEGRE CONQUISTA TROFÉU COM O 18º FESTIVAL DE INVERNO E SE TORNA A PIONEIRA NA REGIÃO A ALCANÇAR O CONCEITO

Os resíduos sólidos são, em suma, aqueles que resultam de atividades e rotinas nos sistemas convencionais de coleta urbana. O descarte desses resíduos pode ser realizado de diversas formas, sendo as mais utilizadas a reciclagem e o aterramento.  De modo geral, o descarte por aterramento de resíduos não recicláveis é realizado em locais específicos, denominados aterros sanitários, construídos com base em normas técnicas de engenharia ambiental para promover o recebimento e a disposição do material.

Porém, apesar do aterro ser legalizado e de serem adotadas todas as medidas de proteção descritas para receber e tratar o resíduo sabe-se que há processos que permitem trabalhar com mais valorização do resíduo e, principalmente, reduzir a possibilidade de riscos de passivos ambientais futuros.

Responsabilidade e preocupação ambiental

Foi pensando nisso a Comissão do 18º Festival de Inverno de Campo Alegre resolveu incluir um Plano Sustentável em sua realização, com o intuito de realizar a coleta, separação e destinação de resíduos.

A empresa Bioconsultoria Soluções Ambientais contratada pela empresa vencedora da licitação, Dickel e Dickel Comércio de Bebidas e Organização de Eventos Ltda responsável pelo 18º Festival de Inverno de Campo Alegre, implantou o “Festival de Inverno Aterro Zero”, que realizou a coleta de todos os resíduos gerados na festa como papel, plásticos, material de varrição entre e destinou para a blendagem e coprocessamento.

Reconhecimento e troféu

Como reconhecimento, a Prefeitura de Campo Alegre recebeu o troféu Aterro Zero concedido pela Bioconsultoria Soluções Ambientais, empresa parceira receptora dos resíduos gerados durante o festival, que realiza o processo de blendagem e o encaminhamento para o coprocessamento na indústria cimenteira.

Vale lembrar que o Festival de Inverno de Campo Alegre foi pioneiro na região a se tornar a primeira festa Aterro Zero, e que o título é concedido quando o percentual acima de 90% é atingido.