Características Físicas

Campo Alegre situa-se a 870m acima do nível do mar, com picos de 1500m. Situa-se na mesma altitude da Nova Zelândia. Possui uma área 506 km², ocupando cerca de 0,53% do território catarinense e 11,86% da microrregião econômica do Nordeste catarinense, sendo 132km² na área Urbana e 374km² na área rural, com posição geográfica sob as coordenadas médias de 26° 12′ 48″ de latitude sul e 49° 15′ 12″ de longitude oeste de Greenwich. 

 

Clima 

O clima no município é subtropical temperado, sem estação seca; ao leste, verões quentes e a oeste, verões frescos; com temperatura média anual de 19ºC, com máxima de 34°C nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, e mínima de -8°C nos meses de Maio, Junho e Julho. Tem uma umidade relativa do ar que vai de 80% a 85%. Verifica-se uma precipitação que varia de 1400mm a 1500mm anuais. A insolação no verão varia das 6h às 19h30min e no inverno das 6h às 18h. Estas condições climáticas levam o município a ser classificado como detentor de um dos melhores climas de Santa Catarina e o 3° melhor clima do Brasil. Campo Alegre tem uma temperatura média de 19ºC e uma precipitação media anual de 119,8mm, tendo sua temperatura máxima de 34°C e mínima de -8°C.

 

Fauna

Peixes: Lambari, acara, traíra, jumbia e cascudo.

Répteis: Jaracuçu, jararaca, cascavél, caninana, cobra d’água, falsa coral, cobra cipó e lagarto.

Mamíferos: Jaguatirica, irara, paca, macaco bugio, anta, cotia, tatu, cateto, veado, puma, onça pintada, gato do mato, cachorro do mato, lontra, quati e capivara.

Pássaros e aves: Jacu, jacutinga, uru, pomba, perdiz, tucano, tucaninho, gralha (azul e amarela), gaturama, tié-preto, sabiá (preto/branco/vermelho/sininho), quero-quero, papagaio, tiriva, inambu, saracura, sabia, tico-tico, carija, rola, coruja, gavião e urubu.

 

HidrografiA

É constituída pela rede de drenagem natural (rios) e por outras superfícies d’agua também naturais como lagos, lagoas, lagunas e quedas d’água.Os rios que drenam o território de Campo Alegre desembocam na vertente do interior, onde a rede de drenagem é representada pelas bacias hidrográficas dos rios Uruguai e Iguaçu, cujas água contribuem para a Bacia do Rio Prata. Os principais rios, lagos e sangas: Rio Negro e seus afluentes, Rio Turvo, Lageadinho, São Miguel, Bateias, Rio Bonito e Cubatão.

Ocorrem também outros elementos hidrográficos naturais que são a Cascata Paraíso, o Salto do Engenho, o Salto do Imigrante, o Salto Branco, a Cachoeira Duque/Avenquinha, o Salto dos Farias, a cachoeira da fazenda Schneider, a Cascata-cor-de-rosa, a Cascatinha Barbaqua, a Cachoeira do Renato Bahr e os lagos naturais de águas cristalinas da Serra do Quiriri.