PROJETO “BETTER TOGETHER”

O Projeto Better Together (Melhor juntos!) é um projeto interdisciplinar e surgiu depois de cinco anos de insistência do 9º ano que se formou em 2022 na EMEF Paulo Fuckner, de Bateias de Cima nas disciplinas de Língua Inglesa, Arte e Ciência. Neste ano o projeto foi desenvolvido entre os meses de abril e novembro e tem como público alvo os alunos do 1º ao 9º ano.

A ideia inicial era criar um espaço de leitura na lateral da escola, onde havia algumas árvores frutíferas. A proposta era criar o espaço com mesas de cimento e bancos, para que os alunos e professores pudessem “desemparedar” as aulas e trabalhar o concreto e a metodologia ativa Hands on. Assim os alunos poderiam fazer aulas diversificadase ocupar o espaço ao ar livre. Havia planos de fazer um canteiro para uma pequena produção de hortaliças.

Foi proposto a construção de um muro, já que não havia muro na divisa do terreno, porém um problema estrutural foi identificado e os planos tiveram que ser mudados, sendo preciso organizar a área aos fundos do Ginásio, onde em anos anteriores já existia uma horta.

PROJETO EM AÇÃO

O projeto enfim saiu do papel e em 2023 se consolidou. Trabalharam juntos, alunos, professores organizadores, professores apoiadores, padrinhos, direção, pais e comunidade.

Foi difícil conciliar sala de aula e espaço aberto, pois a euforia tomava conta das aulas ao ar livre. Como deve-se haver compromisso com os conteúdos de cada turma, foram trabalhados os assuntos da disciplina em sala e adaptados ao máximo para que a prática fosse no espaço de cultivo.

FUNCIONAMENTO

Foram divididos os trabalhos por turma e disciplinas, algumas turmas organizaram os canteiros para produção de hortaliças, frutas e flores. A maioria das turmas participou ativamente do projeto, medindo canteiros, preparando terra para a produção, plantando, regando e mantendo limpos os espaços.

PADRINHOS E APOIADORES

O projeto recebeu ajuda técnica do engenheiro agrônomo e padrinho do projeto Gilson Brunnquell e foi dado início ao pomar de frutíferas. O 5º ano criou um pequeno horto com plantas medicinais. Uma equipe do 9º ano organizou placas bilingues, haja vista que o assunto foi trabalhado nas aulas de inglês, sendo assim as placas foram escritas em inglês, português e espanhol, visando o contato que alguns terão com a língua espanhola no Ensino Médio.

Como um dos objetivos principais era criar um espaço de estudos e leitura, criou-se o espaço e com ajuda e empenho das madrinhas Evilin Ferraz e Joelise Iensen, que com o projeto em mãos conseguiram junto à Prefeitura bancos e mesas ecológicas feitas com madeira plástica e estão sendo usufruídos pelos alunos desde julho.

RESULTADOS

Os alunos já conseguiram colher e comer na merenda escolar tudo que produziram. Em 2023 foram feitos quatro plantios, com êxito. Foram plantados repolhos, alfaces, milho, couve, pepino, brócolis e tomates. A última colheita foi feita no dia 20 de dezembro e distribuída para os interessados.

Os alunos e professores seguirão firmes em 2024 e pretendem produzir ainda mais vegetais, que além de ser consumidos pelos próprios alunos, pretende-se utilizar as colheitas para incrementar outro projeto que acontece na escola que é o “Cozinha Gourmet”.

Os alunos agradecem os padrinhos Rodrigo Munhoz, Evilin Ferraz, João Nilson Venera, Joelise Iensen, Alaércio Cordeiro, Alice Grosskopf, Edson dos Santos, Lucas Puttini, Cristiane Bonezzi, direção, pais, professores e a comunidade que esteve presente nos dois encontros realizados, encontros estesem que ajudaram a capinar, puxar brita, criar novos espaços dentro do projeto e todos que de perto ou longe acompanham o projeto!

ORGANIZAÇÃO

As professoras que organizaram o projeto em 2023 foram Franciele Bonkowski, Joceline Linzmeyer, Sonia Bernado e Simone Waltmann. Em 2022, a professora Suelen Milczevski também fez parte do projeto, porém hoje não está atuando na Rede Municipal de Educação.

Texto Profª Sonia Bernado