Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda (23)

A campanha de vacinação contra a Influenza deste ano acontece no período de 23 de abril a 1º de junho em Campo Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde já está preparada para realizar a imunização das pessoas. No dia 12 de maio, dia da mobilização nacional, as salas de vacinas locadas nas Unidades de Saúde estarão funcionando no horário das 8 às 17 horas e nos demais dias, os horários de atendimento serão os normais de cada unidade.

Quem deve tomar a vacina

No período de 23 de abril a 1º de junho, a vacina estará disponível apenas para os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta para este ano é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação. Vale destacar que o objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação.

Siga as orientações

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Campo Alegre orienta a toda população que para sistematizar o atendimento a estes grupos, as pessoas devem ter em mãos a carteira de vacinação. Para os professores das escolas públicas e privadas será necessária apresentação de  documentação que caracteriza esta profissão. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outra condição clínica especial independente da idade, é necessária prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Sintomas e prevenção

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza. A imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o ministério da saúde, não há risco de fazer a vacinação contra a febre amarela e Influenza.

Além da vacinação, são orientações para evitar o vírus lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.

Gabriel Engler