ALUNOS DA EMEB. MARIA JOSÉ PARTICIPARAM DA MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES

Na última quinta-feira (02) os alunos do 1⁰ ao 9⁰ ano na EMEB. Maria José Duarte Silva Bernardes participaram da 18ª Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG.

O evento foi realizado no Campo Municipal e na Quadra da Escola e contou com a realização de todos os professores, que incentivaram os estudantes a explorar a fascinante área da astronomia e astronáutica. Neste ano a escola bateu seu recorde com o alcance de 112m.

Os nomes dos vencedores dos foguetes que foram mais longe são: Jacson Fernandes, Gustavo Samuel da Silva, Gustavo Sebastião Lehnert e Wanderson Zumbach dos 9º anos.

Além dos lançamentos, os alunos também enfrentam um desafio intelectual ao realizar uma prova escrita pela Olimpíada Brasileira de Astronomia no próximo dia 17 de maio. Essa atividade complementar irá enriquecer ainda mais a experiência educacional, ampliando o conhecimento dos estudantes nesses campos científicos.

A Diretora da Escola Evelyn Louisiana Duvoisin Ehlke agradeceu e parabenizou os professores, alunos e pais que ajudaram em casa, pela participação nesta primeira etapa. “Isso nos mostra o potencial dos nossos alunos e o resultado do método de ensino aplicado. Desejo muito sucesso a todos também na próxima etapa dia 17”, destacou.

Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Nível 1: destinada aos alunos do ensino fundamental do 1º ao 3º ano. Neste nível os foguetes feitos com canudinho são lançados obliquamente e movidos por simples impulso.

b) Nível 2: destinada aos alunos do ensino fundamental do 4º ao 5º ano. Neste nível os foguetes feitos de papel lançado são lançados obliquamente e movidos por simples impulso.

c) Nível 3: destinada aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados entre o 6º e o 9º ano. Neste nível os foguetes produzidos pelos próprios alunos com garrafa pet são lançados obliquamente e movidos pela pressão inserida manualmente pelos respectivos participantes.