Propriedade rural oferece criação de trutas em Campo Alegre

A proximidade da Semana Santa estimula os brasileiros a consumirem peixe, prato que, para o bem da saúde, deveria estar à mesa durante o ano inteiro. No interior de Campo Alegre, na localidade de Tijucume, a aproximadamente 30 Km do centro da cidade, encontra-se a “Truteira Nossa Senhora Aparecida” com 15 mil peixes.

Fábio de Sousa iniciou a criação de trutas Arco-Íris há dois anos. Ele fornece o peixe para restaurantes da região e também para pescadores, no sistema pesque-pague. Da família do salmão, a truta precisa de água limpa e fria (entre 13 a 17 graus) para sobreviver. “É um peixe exigente, só se cria com água pura, bem oxigenada, cristalina e corrente”, explica Fábio.

Ao chegar pela primeira vez à truteira, os pescadores ficam fascinados com o visual. É possível enxergar nitidamente os peixes no fundo dos tanques. Os cardumes nadam em círculos, sempre na direção oposta à correnteza. A maioria das trutas tem coloração acastanhada e verde escura, mas há também as trutas de coloração amarela que se destacam entre as demais. O peixe alcança 60 cm de comprimento e chega a pesar 2 kg, mas o ideal é consumir a truta com 300 a 350 gramas, quando a carne é ainda mais saborosa. Nos dias de temperatura mais amena torna-se mais fácil fisgar os peixes. “É colocar o anzol na água e puxar a truta”, diz Fábio.

Os alevinos permanecem de 30 a 60 dias numa piscina separada, depois ficam de quatro a cinco meses na fase de engorda até atingirem o peso ideal para comercialização. A truta só desova no inverno e seu crescimento se acelera nas estações mais quentes.

A criação exige empenho dos proprietários, pois é preciso limpar as piscinas uma vez por semana. No atacado, para restaurantes, Sousa vende a truta a R$ 7,00 o quilo. Para quem prefere pescar no local, o custo é de R$ 8,00. Roseliane Cubas, sócia de Fábio no empreendimento, afirma que a limpeza do peixe é muito simples, pois a truta possui pouco espinho. “Abro ao meio, tiro as vísceras e não preciso tirar as escamas. Coloco um pouco de hortelã no tempero e asso”, conta. Ela também prepara a truta defumada, que leva de 5 a 6 horas para ficar pronta. 

Valor nutricional

A truta Arco-Íris possui alto teor de proteína, cálcio, fósforo, sais minerais e vitaminas. Apresenta também ácidos graxos do tipo Ômega-3 e baixo teor de calorias, o que a torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol ruim, nocivo ao coração.

A intenção de Fábio é melhorar a infra-estrutura do local para receber mais pescadores. “A princípio íamos fornecer apenas para restaurante, mas as pessoas começaram a pedir para vir pescar e concordamos”, conta. “Aos poucos vamos adaptando o local, já tem gente que provou a truta defumada e sugeriu que abríssemos uma pestiscaria, estamos pensando na ideia”, afirma. Os telefones para maiores informações são (47) 3635-5230 ou 9968-4015. A truteira fica aberta ao público todos os dias.

 Como chegar

Saída de Campo Alegre pela SC 301 (em direção a Joinville). Na encruzilhada para São Miguel (na construção com o cata-vento em forma de Girassol, antes do Posto da Polícia Rodoviária Estadual) pegar à esquerda, a Estrada Geral para Campinas. São pontos de referência no caminho: a placa indicativa da Pousada Casa Antiga onde há uma bifurcação, tomar o caminho à direita. Passa a Igreja de Campinas; uma serraria e a Igreja do Tijucume. Desta igreja até a entrada da rua para o Pesque-Pague  são 1.300 metros. O visitante vai encontrar uma porteira (com placa da Truteira Nossa Senhora Aparecida). Passa a porteira, segue reto até chegar a segunda porteira que dá acesso à propriedade. São 31 Km do centro de Campo Alegre até o local.  Informações: (47) 3635-5230 ou 9968-4015.