CRAS promove ações em virtude do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado pelo dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. A Secretaria de Assistência Social de Campo Alegre, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) promoveu durante a semana ações alusiva a data.

Profissionais do CRAS acompanhados com as crianças que participam das atividades oferecidas pelo Centro de Referência da Assistência Social estiveram na Escola Municipal Maria José Duarte Silva Bernardes explanando para os alunos e professores a importância da data, a ação tem por objetivo fazer com que todos sejam multiplicadores da campanha, visando destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A flor amarela é o símbolo da campanha em todo o território nacional, é como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade.

A Secretária de Assistência Social de Campo Alegre, Márcia Friedrich, explica que objetivo é conscientizar a violência para os munícipes de Campo Alegre. “A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. Por isso a importância do trabalho informativo”, mencionou Márcia.

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi seqüestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Denuncie: Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100.

Gabriel Engler