Emoção marca entrega de moradias populares em Campo Alegre

Quando chamaram seu nome, Cleusa Maria da Silva não se conteve e chorou. Choro de alegria por realizar um antigo sonho: ser dona de uma casa onde pudesse plantar árvores e fazer uma horta. Mãe de dois filhos, uma menina de 6 anos e um menino com 4, Cleusa ficou viúva quando estava grávida de quatro meses do mais novo. Morava com as crianças e o novo companheiro em uma casinha de apenas um cômodo, improvisada nos fundos do terreno da mãe. “Era um sofrimento… Passamos momentos muito difíceis”, lembra.

Na manhã de sexta-feira, Cleusa e outras 15 famílias receberam as chaves de seus novos lares, no Conjunto Habitacional Bela Vista. No total foram investidos R$ 276.800,00 nas moradias. Deste valor, R$ 96 mil vieram do Governo Federal, a fundo perdido e R$ 132.800,00 de recursos próprios do município, sem contar as obras de infraestrutura na preparação dos terrenos. Os moradores também contribuem com o pagamento de 60 prestações, inferiores a R$ 60,00. Quinze unidades estão no Bela Vista e uma em Fragosos.

O prefeito Vilmar Grosskopf  destacou que, somadas às casas populares construídas na gestão anterior já são 45 novas moradias e que outras 30 unidades começam a ser construídas nos próximos dias, assim que a terraplanagem estiver concluída. “Essa retomada dos projetos habitacionais em Campo Alegre só foi possível porque contamos com o apoio de lideranças políticas como o secretário de Desenvolvimento Regional, Abel Schroeder, secretário Mauro Mariani, deputado Antônio Aguiar e, principalmente, o empenho do Governador Luiz Henrique da Silveira”, observou o prefeito. Grosskopf também destacou o trabalho da presidente da Cohab de Santa Catarina, Maria Darci Mota Beck. “É uma pessoa incansável que sempre faz todo o possível para atender nossas solicitações”, disse.

Ao pedir que as famílias zelem por suas novas moradias, o prefeito também destacou o trabalho de vários setores da prefeitura, do Conselho Municipal de Habitação e de outras instituições como Casan e Celesc. “Muitas pessoas se empenharam para que hoje esse sonho de vocês pudesse se tornar realidade”, comentou.

A vice-prefeita Alice Grosskopf lembrou a importância da apresentação de projetos para captação de recursos. “Eu acompanho de perto o esforço do Vilmar, suas viagens a Florianópolis, inúmeros telefonemas para trazer melhorias para nosso município”, disse. “A felicidade de vocês é a maior recompensa”, completou. O engenheiro Laércio Telles, presidente do Conselho de Habitação, recomendou: “Cuidem bem de suas casas, é uma vida nova que está começando”.

Catlin Holtz, mãe de dois filhos, morou “de favor” durante dez anos em uma casa cedida pelo cunhado. “Hoje é só alegria”, comemorou. Ela e Cleusa Maria já têm compromisso para o final de semana: fazer a mudança.