Agricultores recebem 2.100 toneladas de calcário

O programa de incentivo ao produtor rural de Campo Alegre distribuiu na quarta-feira as requisições de calcário para agricultores do município. Este ano 150 produtores receberão cargas de 14 toneladas cada uma. No total, o programa vai distribuir 2.100 toneladas do insumo que corrige a acidez do solo, melhorando as condições de produção.

Sérgio Barbosa cultiva milho e feijão em Rodeio de Santa Cruz, a mais de 40 Km do centro da cidade. Ele chegou cedo à prefeitura para garantir o calcário. “Já utilizei duas vezes, agora está na hora de preparar novamente a terra”, conta. Para Barbosa, a aplicação do calcário é fundamental para garantir um bom desenvolvimento das plantas.

O produtor Senildo Friedrich também conta com o calcário distribuído pelo município para melhorar as condições do solo. “Minha propriedade fica em Capinzal e lá eu planto milho, feijão e batatinha”, diz.
Para ganhar o calcário, o agricultor precisa apresentar uma análise de solo, feita em 2007, 2008 ou 2009; bloco de notas de produtor rural com, no mínimo, duas notas tiradas em 2008; CPF e carteira de identidade. Com a requisição, o produtor contrata um caminhão para buscar o calcário em Almirante Tamandaré-PR.

Aproximadamente 100 cargas foram distribuídas na quarta-feira. “Ainda temos calcário à disposição, por isso vamos continuar atendendo os interessados durante a semana, enquanto houver produto disponível”, explica o engenheiro agrônomo Gilson Brunquell. O prefeito Vilmar Grosskopf destaca a importância da agropecuária para a economia campo-alegrense. “Tirar a nota dos produtos não custa nada para o agricultor, mas fortalece a movimentação econômica do município o que significa mais recursos para a população”, afirma