Chácara Richardora atrai estudantes e turistas

Um lago repleto de patos e marrecos, grama sempre verde e imponentes araucárias recebem os visitantes na Chácara Richardora, a apenas quatro quilômetros do centro de Campo Alegre. Do pomar livre de agrotóxicos, Mônika Merkle colhe ameixas, figos, pêssegos, laranjas e outras frutas com as quais faz doces e geléias. Estudantes de ensino fundamental e médio estão entre os mais freqüentes visitantes da chácara. Uma turma do Jardim 3, do Colégio Froebl, aproveitou o passeio na Richardora para finalizar o projeto de estudos “Animais de A a Zebra”.

Além de conhecer os animais próprios do meio rural, como galinhas, coelhos, vacas, cavalos, as crianças também observaram de perto um faisão. Os momentos mais divertidos para a turminha foram a hora de alimentar um carneiro e quando Mônica mostrou um sapo. “Muitas crianças só conhecem esses animais pela televisão e ficam maravilhadas quando chegam perto dos bichos de verdade”, conta.

Na hora do lanche até a salada de frutas serve como estímulo para aprender e despertar a curiosidade dos pequenos. Em um gramado sob as árvores, Mônika estende uma toalha e convida a garotada a ouvir uma história, narrada com auxílio de um fantoche. Na saída, os turistas mirins aproveitam para comprar doces, geléias e frutas cristalizadas para levar para casa.

A professora Fernanda Gonschorowski afirma que levar os estudantes para visitar a chácara é sempre uma experiência enriquecedora de aprendizagem. “O lugar é encantador até mesmo para os adultos, quanto mais para as crianças”, observa.

Gente grande

Os adultos, adolescentes e pessoas da melhor idade também encontram da Chácara Richardora motivos para passar horas agradáveis. O proprietário do local, Áureo Merkle, cria cordeiros que são vendidos para o abate. Na época de frutas, é possível participar do colhe-pague. “As pessoas pagam pelas frutas que retiram da árvore”, conta Mônika.

Outra alternativa, apreciada principalmente por grupos de mulheres, é tomar um café acompanhado dos deliciosos doces feitos na chácara. O turista também pode levar as geléias para casa ao preço que varia de R$ 5,00 a R$ 8,00 o vidro. A visita ao sítio custa R$ 2,00 por pessoa. Para o lanche é necessário ligar com antecedência para combinar cardápio e preço. O telefone da Chácara Richardora para reservas é (47) 3632-2348.

Como chegar

Do trevo principal de acesso a Campo Alegre (seguindo em direção a Joinville pela SC 301) ir até a placa indicativa do Restaurante Trilha dos Carroções e pegar a primeira entrada à direita, seguindo reto até a placa que indica a entrada da Chácara Richardora.