Palestra debate a implantação de projeto de agroturismo na região

No ultimo dia 16 de novembro, quarta-feira, aconteceu em Campo Alegre um encontro sobre agroturismo, com a Associação Acolhida na Colônia, às 13:30 hs, na Pousada Sitio Ponte de Pedra. O encontro também contou com a participação dos municípios vizinhos: São Bento do Sul e Rio Negrinho. A ideia do encontro foi mostrar que o turismo pode ser desenvolvido em pequenas propriedades de agricultura familiar e que este formato está em alta no País e no mundo. O técnico da Epagri de Campo Alegre e um dos organizadores do encontro, Ildefonso Cardoso, conta que essa foi uma oportunidade para se tirar duvidas e conhecer mais sobre o projeto Acolhida na Colônia, que já esta consolidado em diversos municípios do Estado.
No encontro estavam também presentes, além de diversos agricultores e empreendedores de turismo, a Gerente Regional da Epagri Bernadete Grein, o Coordenador Estadual do Programa Gestão de Negócios e Mercado (GNM) da Epagri Daniel Uba, a responsável pelo Programa GNM no Planalto Norte Telma Köene,  a Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Campo Alegre, Marilia Scheffer, e as coordenadoras de turismo e educação do município, Jaqueline Schuhmacher, Maira Tarragô e Tassiana Cunha, e técnicos da Epagri dos três municípios. A palestrante, co-fundadora do Acolhida na Colônia, Thaise Guzzatti, é voluntária da associação, professora da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e engenheira agrônoma, e falou durante a tarde a todos os presentes sobre a implantação e o progresso do projeto desde o início até agora. A  Associação Acolhida na Colônia é uma ONG de promoção do agroturismo – a exploração do turismo em pequenas propriedades rurais com o objetivo de manter as famílias no campo e ampliar sua renda.  Criada em 1999 no Brasil a ONG segue um projeto francês, conhecido como  Accueil Paysan, que convida turistas a conhecerem de perto o cotidiano rural. Mas no modelo catarinense a história ainda é um pouco diferentes, pois todas as propriedades participantes se dedicam à agricultura orgânica. Atualmente 69 empreendimentos em 18 municípios no interior de Santa Catarina participam da rede formada por Thaise, oferecendo hospedagem, refeições, passeios ou vendendo itens produzidos na propriedade. Outros 38 empreendimentos em mais 7 municípios estão em fase de implantação, incluindo também outros estados, como o Rio de Janeiro e São Paulo. A agora Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho se incluem nesses municípios que podem receber o Acolhida na Colônia, desde que haja vontade por parte dos agricultores e empreendedores locais.
A Acolhida na Colônia promove transformações em municípios sujeitos ao êxodo rural. Segundo dados do governo federal, 1% da população rural catarinense abandona o campo todos os anos. O êxodo é maior entre os jovens. A Fetaesc, entidade que representa os trabalhadores rurais no estado, estima que em 30% das propriedades não há filhos residentes. “Um dos objetivos do projeto é reverter essa realidade e valorizar o campo e toda a sua cultura, considerada por muitos uma grande riqueza”, releva. Thaise já recebeu reconhecimento internacional. Em outubro de 2007, foi apontada pela revista World Business, da escola de negócios Insead, como uma das 35 mulheres com menos de 35 anos com algo especial para oferecer ao planeta. É a única brasileira da lista, da qual também fazem parte a ambientalista colombiana Catalina Cock Duque, fundadora da Associação pela Mineração Responsável, e a egípcia Raghda El Ebrashi, criadora de uma organização que oferece microcrédito e treinamento para mulheres empreendedoras.
Após a explanação da Thaíse a agricultora Rosângela Bonetti Vanderlinde, proprietária do Sítio Encanto Verde do município de Santa Rosa de Lima, apresentou sua experiência na propriedade. Rosângela, que também é coordenadora da Acolhida na Colônia no seu município, fez um relato emocionante de recuperação e transformação de uma propriedade totalmente degradada pelo sucessivo cultivo convencional de fumo. Adquirida através do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário), a propriedade possui um chalé onde hospeda clientes do agroturismo, alem de receber pesquisadores e estudantes universitários que querem conhecer o trabalho de recuperação ambiental da propriedade.
No final do encontro a proprietária da Pousada Sitio Ponte de Pedra, Hariet Bruske, ofereceu a todos um delicioso café colonial, já representando o potencial do município quando o assunto é turismo rural. Agora vamos aguardar para ver se Campo Alegre e os municípios vizinhos incorporam essa ideia e entram no projeto, elevando ainda mais o potencial agroturístico e valorizando a produção orgânica e as belezas naturais que a cidade tem em abundância. Como encaminhamento se tirou o indicativo para um novo encontro a ser realizado em Fevereiro de 2017 e, nesse meio tempo, será distribuído o Estatuto e o Caderno de Normas da Acolhida na Colônia para estudo.