17a Festa Estadual da Ovelha

Música, boa comida e muita diversão não faltaram durante os três dias da 17ª edição da Festa da Ovelha. No total, Campo Alegre recebeu entre 50 e 55 mil visitantes – de acordo com a PM – que puderam desfrutar das belezas naturais e riqueza cultural do município.

Na noite de sexta-feira, logo após a abertura da festa, foram escolhidas as princesas e a rainha do evento. Iliane Massaneiro foi a vencedora, Alice Carvalho a 1ª princesa e Ana Priscila Kiefer eleita a 2ª princesa. Em seguida, a banda New York animou o público presente.

O desfile da tarde de sábado em alusão ao aniversário de Campo Alegre teve a participação de indústria, comércio, escolas e entidades, mostrando a história, etnias e valorizando as belezas culturais do município.

As opções de alimentação e artesanato por toda a extensão do Calçadão eram diversificadas. A tenda do artesanato ficava exatamente na entrada da festa, a fim de valorizar o trabalho de artesãos e entidades campo-alegrenses. “A comercialização de artesanato e produtos coloniais fez sucesso e, de forma geral, senti que os artesãos estão satisfeitos”, conta o secretário de Turismo, Ernesto Larsen.

A novidade deste ano foi a disposição do palco, montado à esquerda do Calçadão. “O público pôde ficar mais à vontade na praça de alimentação da festa, além de ter mais espaço para acomodar quem estava nos shows”, afirmou o prefeito Rubens Blaszkowski. Apesar de lamentar os transtornos no trânsito que acabaram atrapalhando a chegada de vários visitantes na festa – a serra ficou fechada durante algumas horas sábado e domingo devido ao acidente de ônibus -, o prefeito reconhece a garra do povo ao unir esforços para concretizar a festa. “A comunidade se empenhou muito e está de parabéns pelo evento que preparou. Apesar da tragédia, a organização transcorreu da forma prevista tanto com segurança, iluminação, carne de alta qualidade e durante os shows”, afirmou. A Festa da Ovelha contou com três shows principais, além de diversas opções musicais durante as tardes de sábado e domingo, e também o rock no Pinn Ball nas noites de sexta-feira e sábado.

Outra alteração foi o local da exposição de ovinos, em uma área mais ampla ao lado do Calçadão. Alguns brinquedos do parque ficarem próximos ao Calçadão enquanto a maioria deles foram instalados perto da Igreja Católica.

Além da praça de alimentação, a carne de ovelha foi servida na Igreja Católica, Igreja luterana, Igreja do Evangelho Eterno, Saca e nos restaurantes. A venda de almoço foi diretamente prejudicada pelas más condições do trânsito, devido à tragédia na serra. Ainda assim,a ovelha continuou sendo a estrela da festa e podia ser encontrada no fogo de chão, assada, em espetinhos, pastéis e até hambúrgueres.

A diminuição do público devido ao acidente de ônibus que vitimou 51 pessoas na serra Dona Francisca foi evidente. A organização da festa estima que pelo menos dois mil veículos estavam a caminho da festa e retornaram devido à serra fechada em dois momentos: durante o resgate das vítimas logo após o acidente no sábado e domingo quando o ônibus precisou ser retirado do local. “Vendedores, artesãos e quem estava servindo almoço puderam notar que o movimento esteve abaixo das expectativas. Não tivemos culpa, mas mesmo assim a cidade acolheu e serviu bem a todos os visitantes”, ameniza o secretário de Turismo.