125 ANOS. NO ANIVERSÁRIO, HÁ MUITO A SE COMEMORAR

Hoje é dia de festa em Campo Alegre. O município completa 125 anos de emancipação política, e mesmo ainda sentindo os reflexos da pandemia, não permitindo a realização da Festa da Ovelha agora em março, a prefeita Alice Bayerl Grosskopf, destaca que existe muito a ser festejado nesta data.

Neste um ano e três meses de mandato, a prefeita lembra dos gigantescos desafios enfrentados no ano passado, quando a pandemia da Covid-19 chegou ao seu auge em Santa Catarina. Em Campo Alegre não foi diferente, obrigando a Prefeitura e a Secretaria de Saúde a trabalharem intensamente, pensando sempre na preservação da vida e da saúde dos habitantes.

Além disso, Alice lembra de todo esforço das demais secretarias, como a Educação, que teve de fazer grandes adaptações para garantir aos estudantes o ensino à distância, assim como mais tarde, na elaboração dos protocolos para que as aulas presenciais pudessem ser retomadas.

Mesmo diante de tamanhos desafios quanto à crise sanitária, Alice lembra que a Prefeitura seguiu trabalhando. Entre as ações realizadas no período, a prefeita destaca a entrega de notebooks para os professores da rede municipal, bem como o reajuste salarial da classe, de acordo com o piso nacional. Já para os alunos, também foram licitados e comprados material escolar, mochilas e uniformes.

Na agricultura, Alice destaca os investimentos em programas de incentivo, os quais já proporcionaram um aumento de 52% no faturamento do setor. Na infraestrutura, cerca de 17 ruas serão pavimentadas com lajotas ainda neste ano, sendo que cinco delas já foram concluídas. A Prefeitura ainda adquiriu recentemente uma retroescavadeira por R$ 432 mil, a ser utilizada pelas secretarias de Obras e de Agricultura. E ainda está nos planos a aquisição de equipamentos para a Águas de Campo Alegre.

Outras obras como a ampliação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e a pavimentação de 1,5km da estrada sentido Avenquinha seguem em ritmo intenso. De acordo com o cronograma de ações, nos próximos dias serão licitados a construção da quadra esportiva de Rodeio de Santa Cruz e as cabeceiras para instalação de cinco pontes de concreto.

As secretarias de Finanças e Administração realizaram diversas adequações e ajustes técnicos, os quais resultaram em avanços na estrutura administrativa, principalmente, nas progressões de carreira dos servidores públicos. O instituto de previdência do município (Iprecal) também passou por adequações, e após diversos estudos e projetos, o déficit atuarial foi corrigido.

Ainda na saúde foram aumentados os valores de repasse mensal para o Hospital São Luiz, de R$ 166 mil para R$ 215 mil, bem como um trabalho intenso nos postos de saúde por parte das equipes de servidores. Com respeito ao dinheiro público e de portas abertas para a comunidade, a prefeita diz que toda sua equipe está preparada e disposta a atender bem toda população. Hoje, dia de aniversário de Campo Alegre, Alice parabeniza todos os campoalegrenses.