CAMPO ALEGRE FOI DESTAQUE NA VIII FEBIC COM OS ALUNOS DA EEB PROFESSOR ARGEMIRO GONÇALVES

Na última semana, entre os dias 02 a 06 de outubro, foi realizada a VIII Feira Brasileira de Iniciação Científica – FEBIC na cidade de Pomerode -SC. A FEBIC é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC) e já está em sua 8ª edição, recebendo trabalhos de diversos estados do Brasil e também de países latino-americanos, como é o caso do Paraguai.

Entre os Municípios de Santa Catarina representados no evento, estava Campo Alegre, que foi representado por uma comitiva de nove estudantes da EEB Professor Argemiro Gonçalves.

Foram finalistas as alunas Leticia Nossol Woyciechowsky, Maisa Alana Pasda da EEB Professor Argemiro Gonçalves e Gabriel Correa de Mello da EEB Celso Ramos Filho, orientados pelos professores Lucas de Farias e Thiago Alex Dreveck, com o projeto “TIGER – popularização de estabelecimentos gastronômicos para o turismo de Campo Alegre”.

Como premiadas com o 3º lugar, na categoria Ensino Fundamental na área de Ciências Humanas, tivemos as estudantes da EEB Professor Argemiro Gonçalves, Mireli Maria Vaz Torre e Kauane Yasmim Gusmatti, orientadas pelos professores Taís Aparecia Odia Uhlig e Thiago Alex Dreveck. As estudantes também foram contempladas com credenciais para a Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS – Campus Canoas (IFCITEC), no Rio Grande do Sul em 2024 e com Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq/ MCTI) para as duas estudantes e professora orientadora.

Outra premiação para Campo Alegre foi o 3º lugar na categoria Ensino Fundamental, na área de Ciências Biológicas, com o projeto ABECAM – Abelhas campo-alegrenses: construção de um catálogo interativo de divulgação científica, de autoria de Caroline Lopes Abreu, Débory Eduarda Odia e Mariana Kmiecik, também da EEB Professor Argemiro Gonçalves, orientadas pelos professores Lucas de Farias e Morgana Vieira Modolon. Além disso, as estudantes também foram premiadas com credenciais para a Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (FECITBA -PA), no Pará EM 2024 e com Bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq/ MCTI) para as três estudantes.

Os projetos são fruto da MoFICA (Mostra e Feira de Iniciação Científica Argemiro), uma iniciativa da EEB Professor Argemiro Gonçalves, que consiste em uma feira de iniciação cientifica da escola, que esse ano, em sua 4ª edição ganhou status de Municipal e foi realizada junto a programação do 18º Festival de Inverno contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre por meio da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e da UDESC campus Planalto Norte, que além de contribuir com o evento, forneceu o transporte a todos os estudantes e professores para se deslocarem até a FEBIC deste ano.

Rodrigo Munhoz