REAJUSTE SALARIAL PARA OS PROFESSORES DE CAMPO ALEGRE

Nesta sexta-feira (04), o Executivo Municipal encaminhou para apreciação da Câmara de Vereadores de Campo Alegre o projeto de lei que concede reajustes aos vencimentos dos servidores públicos Municipais detentores do cargo de Professores e Professor Auxiliar “em extinção”.

No ano de 2022 foi efetivada a valorização dos Professores, com a implantação do piso nacional, cujo ganho somado aos demais reajustes do período de 2021 a 2023, alcançaram o índice de 40,05% acumulados no período, sendo o primeiro Município na região a implementar o Piso Nacional na época.

É sabido que o repasse do FUNDEB não vem acompanhando esses reajustes o que tem ocasionado déficit nesse recurso, em 2022 na ordem de 10% e uma projeção de déficit para 2023 na ordem de 30%, o que significa aproximadamente R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil) que serão custeados com verba de recursos ordinários. Tal ação compromete investimentos em outras áreas da educação que são igualmente importantes para a valorização da Educação e dos Professores.

Porém entendendo a importância da categoria esta Administração em comum acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos resolveu, no momento, dar um reajuste de 2% para toda a classe dos Professores com o compromisso de que, caso os repasses do FUNDEB aumentem, sejam enviados novos reajustes, na tentativa de alcançar o piso para toda a classe, e não apenas para o início da carreira.

A Administração Municipal tem investido fortemente também na estrutura física e tecnológica de apoio aos professores, com a entrega notebooks para os profissionais, a atualização das redes de internet das escolas, a colocação de TVS em todas as salas de aula, as formações e capacitações constantes com estes profissionais, assim como também realizamos a contratação dos vigias garantindo a segurança de todos nas escolas.

O projeto de lei será submetido à análise e votação dos vereadores e entrará em vigor tão logo seja aprovado.