SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTA COM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Pela primeira vez a Rede Municipal de Educação, além da equipe pedagógica conta hoje com uma equipe multidisciplinar composta por dois psicólogos, duas fonoaudiólogas, uma nutricionista e uma assistente social, onde cada profissional dentro da secretaria de educação assume um papel de grande importância.

Diante do cenário atual, a atuação profissional dos psicólogos torna-se de extrema importância, exigindo cuidados adicionais na manutenção da saúde mental de estudantes e comunidade escolar. Os psicólogos Sueli A. Grossel e Juliano Leal Legramante atuam na Secretaria de Educação do Município, contribuindo para a qualidade de ensino, com ações e projetos de enfrentamento dos preconceitos e da violência escolar, relações interpessoais no campo da proteção social e da participação familiar.

A atuação das fonoaudiólogas Laís Marion Steffen e Renata Combochi abrange a realização de triagens, avaliações, orientações e acompanhamentos periódicos, terapia fonoaudiológica dos alunos da rede Municipal que apresentem dificuldades referentes aos aspectos fonoaudiológicos, palestras e oficina de voz aos professores, bem como orientações individuais direcionadas às demandas específicas dos professores.

A Assistente Social Eduarda Tillmann busca contribuir com a identificação de fatores sociais, econômicos, culturais que compõem a problemática social perpassada no cotidiano da comunidade escolar: alunos, professores e pais, sejam com encaminhamentos, orientações, informações, projetos de cunho educativo, que possam promover a cidadania, ações socioassistenciais e socioeducativas com vistas à garantia das condições de acesso e permanência dos estudantes no contexto escolar, com base na proteção integral das crianças e adolescentes, reconhecendo-os enquanto sujeitos de direitos, na condição peculiar de pessoas em desenvolvimento e na busca da absoluta prioridade da efetivação dos seus direitos, aproximando a família e comunidade do contexto escolar.

A Nutricionista Alessandra Valentim é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) cabe assim, a elaboração dos cardápios desde os berçário, com início da introdução alimentar até o ensino fundamental. Não esquecendo as turmas de período integral que receberam neste ano uma atenção especial quanto à aceitabilidade, sempre priorizando a saúde e bem estar dos alunos e o cumprimento das legislações vigentes. O acompanhamento antropométrico dos alunos é realizado pela secretaria de educação, com o trabalho anual em parceria com os professores de educação física, que enviam os dados de peso e altura dos alunos e a análise fica sob responsabilidade da nutricionista. Além disso, o trabalho consiste em organização e determinação das quantidades e cronogramas de entregas dos alimentos. O município se orgulha de entregar mais de 20 itens de agricultura familiar, entregue semanalmente em todas as unidades de ensino, além dos alimentos não perecíveis. O atendimento individualizado é realizado sempre que necessário/solicitado, na escola, secretaria de educação ou na APAE, onde é prestado atendimento aos alunos como uma parceria prefeitura e instituição.

O trabalho destes profissionais compondo a equipe de multiprofissionais acrescentará qualidade e integralidade de atendimento aos estudantes da rede Municipal de ensino, ao corpo técnico e docente no processo ensino-aprendizagem em toda sua complexidade.