PROJETO SEMANA DA CRIANÇA – RECICLAR , APRENDER E BRINCAR

A EMEB. Bela Vista “Professora Zilka de França Hasselmann” está realizando um projeto a fim de promover a conexão entre a Educação Financeira com a venda de recicláveis e a Educação Ambiental com os alunos da escola.

Por ser uma abordagem educacional valiosa para ensinar habilidades financeiras e ambientais aos alunos, o objetivo principal ao combinar esses dois elementos é proporcionar uma aprendizagem prática e significativa que ajude os alunos a entenderem a importância de tomar decisões financeiras responsáveis e contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente.

A inclusão de brinquedos infláveis como um incentivo ao final do projeto que combina educação financeira e venda de recicláveis no ensino fundamental pode ser uma excelente idéia para motivar os alunos e recompensá-los pelo trabalho árduo ao longo do projeto. Essa recompensa não apenas oferece diversão, mas também se conecta aos objetivos do projeto de maneira significativa.

Aqui estão alguns objetivos que podem ser alcançados através dessa abordagem:

1. Conscientização Ambiental: Promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente, ensinando os alunos sobre a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar materiais.

2. Responsabilidade Financeira: Ensinar aos alunos noções básicas de finanças pessoais, como poupança, orçamento, gastos conscientes e a importância de ganhar dinheiro de maneira ética.

3. Matemática Aplicada: Utilizar a venda de recicláveis como uma oportunidade para ensinar matemática aplicada, incluindo cálculos de custos, lucros, despesas e preços de venda e analise de gráficos.

4. Cidadania Ativa: Incentivar os alunos a se tornarem cidadãos ativos, conscientes do impacto de suas ações na comunidade e no planeta, e incentivá-los a contribuir para um ambiente mais limpo e sustentável.

5. Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Promover habilidades de comunicação e negociação, pois os alunos podem interagir com outros membros da comunidade ao coletar e vender materiais recicláveis.

6. Sustentabilidade a longo prazo: Estimular a compreensão de que a educação financeira e a prática sustentável são habilidades valiosas que podem ser aplicadas ao longo da vida, beneficiando tanto os indivíduos quanto o meio ambiente.

7. Conexão Com a Comunidade: Facilitar a interação dos alunos com a comunidade local, estabelecendo parcerias com empresas de reciclagem ou organizando eventos de conscientização ambiental.

8. Recompensa Sustentável: Os brinquedos infláveis serão escolhidos de forma a promover a conscientização ambiental, pois os mesmo brinquedos podem ser utilizados várias vezes evitando, embalagens ou outros materiais que podem prejudicar o meio ambiente.

9. Festa Temática: Organizar uma “Festa da Sustentabilidade” no final do projeto, na qual os alunos possam desfrutar dos brinquedos infláveis e participar de atividades relacionadas ao meio ambiente, como plantio de árvores, coleta de lixo, arte flutuante e territórios de aprendizagens.

10. Incentivo à Participação: Usar os brinquedos infláveis como um incentivo para encorajar a participação ativa dos alunos durante todo o projeto, estabelecendo metas e recompensando aqueles que atingirem objetivos específicos relacionados à venda de recicláveis ou ao aprendizado financeiro.

11. Comunidade Envolvida: Convidar membros da comunidade, como pais e líderes locais e padrinhos do projeto, para participar da festa de encerramento e demonstrar apoio ao projeto, destacando a importância do envolvimento da comunidade na educação financeira e na sustentabilidade.

12. Conscientização Duradoura: Certificar-se de que os alunos entendam que os brinquedos infláveis são uma recompensa, mas a verdadeira recompensa em longo prazo é o conhecimento adquirido e a contribuição para um ambiente mais limpo e consciente financeiramente.

Quem tiver interesse em colaborar é só levar seus recicláveis até a escola, Rua das Azaléias, 59 no bairro Cascatas.