CAMPO ALEGRE SE DESTACA NA REGIÃO DA AMUNESC COM 66,5% EM 2023 É O 2º MELHOR ÍNDICE DAS CRIANÇAS ALFABETIZADAS NO 2º ANO

Com o compromisso de garantir uma educação de qualidade para os estudantes Catarinenses, desde os anos iniciais de escolarização, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) criou, no ano de 2023, em regime de colaboração com os Municípios a Política de Alfabetização do Território Catarinense.

Para essa política estão previstas diferentes ações, e dentre elas, se destaca a avaliação dos estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental, nas escolas da Rede Estadual e Municipal de Ensino, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados dessa avaliação podem ser extremamente potentes, se utilizados para o direcionamento e a revisão de políticas e programas educacionais que estejam voltados para a garantia da alfabetização das crianças Catarinenses até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, como prevê o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Santa Catarina celebra um marco importante na educação, 61% das crianças da rede pública até o final do 2º ano do ensino fundamental foram consideradas alfabetizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2023. Esses dados fazem parte do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado no dia 28/05/2024.

Dentro do nosso Estado nosso Município de Campo Alegre se destaca na região da AMUNESC com o 2º melhor índice das crianças alfabetizadas no 2º ano. Com 66,5% em 2023, com meta de 68,68% para 2024. E pelo resultado das outras cidades Catarinense onde temos o maior porcentual de 96% e menor índice de 32%, nos mostra que estamos no caminho.

A Diretora Pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Marquiélli Aparecida Rosário da Cruz Dala Méa ficou entusiasmada com os resultados referentes ao ano de 2023. “Agora estamos muito confiantes na superação desse índice para 2024. Pois todos os esforços estão sendo direcionados a alfabetização das nossas crianças”, destacou.

A Secretária Municipal de Educação, Luciana de Fátima Alves Ferreira Rodrigues, também falou com muita alegria do resultado e do desempenho dos nossos alunos. “Não tenho dúvidas de que é fruto da determinação dos professores e equipe gestora. É sinal de que nossos profissionais estão trabalhando por uma educação de excelência. Parabéns a todos pelo compromisso e engajamento em prol da educação, fatores essenciais para que este resultado fosse possível”, finalizou.