Escola de Campo Alegre mostra que tamanho não é documento e conquista título Estadual

Neste último final de semana, o grupo Chronic Dança de Rua, da Emeb Paulo Fukner, de Campo Alegre, participou da Etapa Estadual do Festival Escolar Dança Catarina 2016, realizado pela Fesporte, na cidade de Itá, sudoeste do Estado.
O grupo de bailarinos obteve um grande e inédito resultado para o município, ficando em 1º lugar na categoria infantil (12 a 17 anos) na modalidade dança livre, concorrendo com outras 27 coreografias vindas de todo o Estado.
Além do título conquistado pelos alunos, o aluno-bailarino Kelvyn Dos Anjos conquistou o troféu de Bailarino Destaque do Festival. Kelvyn tem apenas 13 anos e disputou com bailarinos de até 17 anos. O professor do grupo, Juliano Ferreira, agradece por todo o apoio que vem recebendo, seja dos pais dos alunos “que apoiam e incentivam seus filhos à dança, como forma de educar, e também a direção da escola que apoiou essa conquista”.
A Escola Municipal Paulo Fuckner, fica no interior de Campo Alegre, cidade com 11 mil habitantes, na localidade de Bateias de Baixo. O colégio disputou com escolas de todos os municípios do Estado e como diz o próprio professor, mostrou que “tamanho não é documento”.
Juliano começou com a Oficina de Dança, na Escola Paulo Fuckner, em 2014. Ele conta que foi um grande desafio, pois nunca havia tido muito contato com a dança e também quase nenhuma experiência como professor. Logo no início já ganhou algumas premiações. Natural de Três Barras, o professor mora atualmente em São Bento do Sul, viajando todos os dias para das suas aulas. Em 201seguiu trabalhando e aprendendo mais sobre dança, com maior foco nas danças urbanas e suas vertentes. Conquistou com seus alunos algumas premiações e participou da fase Regional do Dança Catarina, que é o maior festival escolar do Brasil, realizado pela Fesporte. “Neste festival ficamos em 4º lugar, com a diferença de três décimos para o terceiro”, revela. “E foi neste festival que decidi que precisa ir além”, comentou. Neste ano de 2016, ainda a frente da oficina da Paulo Fuckner ele conta que precisou se desdobrar para atender esse desejo deles de serem cada vez melhores. Com a coreografia “Conta tempo, tempo voa”, venceram pela 3º vez o festival de dança de Campo Alegre, na categoria infantil. Participaram em seguida da fase microrregional do Dança Catarina, em Joinville e ficaram em 2º lugar, ganhando a classificação para a Fase Estadual que ocorreria em Itá. “Durante os meses de agosto, setembro, outubro e parte de novembro ensaiamos todas as semanas, com o foco de melhora coreografia e a técnica dos bailarinos”, desabafa Juliano. “Também participamos de vários eventos de dança aqui na região, como o Festidança de São Bento do Sul, a 1º Mostra de Dança da Univille, a Mostra dança de Rio Negrinho, para que os alunos ganhassem experiência e confiança”, complementa. Neste ultimo final de semana disputaram o estadual em Itá, a apresentação foi no domingo (27),. com um nível elevadíssimo, eram 27 coreografias de cidades de todos os cantos de Santa Catarina, e a pequena escola do interior do município de Campo Alegre foi a campeã merecida dessa conquista.
O grupo tem 16 alunos da Escola, com idades que vão de 8 a 15 anos. O professor Juliano Ferreira é também aluno no curso de Educação Física-Bacharelado pela Univille. As aulas de dança fazem parte do projeto Recriança que oferta diversas oficinas no contraturno escolar em Campo Alegre, em parceria com a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal. Para a coordenadora do ensino fundamental, Maira Tarragô, essa conquista é um orgulho para todos e mostra que podemos sim concorrer e disputar com outros municípios maiores e com mais recursos, ela agradece ao professor e a toda equipe pedagógica da escola, aos pais e principalmente aos alunos, que abrilhantaram com seu talento.