MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, FAMÍLIA E COMBATE À FOME INICIOU AÇÃO DE QUALIFICAÇÃO CADASTRAL DE 2024

Se você possui CADASTRO ÚNICO, fique atento:

Cadastros de cerca de 7 milhões de famílias foram incluídos nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral, voltados para correção e atualização dos dados do Cadastro Único.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) deu início à Ação de Qualificação Cadastral de 2024, que visa a corrigir e atualizar os dados do Cadastro Único de cerca de 7 milhões de famílias, referentes ao Programa Bolsa Família (PBF), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Neste ano, a Ação de Qualificação Cadastral engloba dois processos: Averiguação Cadastral (AVE24) e Revisão Cadastral (REV24).

Foram incluídas em Averiguação Cadastral (AVE24) as famílias com inconsistência de renda ou de composição familiar, considerando as seguintes situações:

• Registros com pessoas identificadas pelos órgãos de controle como pensionista ou servidora pública municipal, estadual e ou federal, com divergência nas informações de renda declaradas ao Cadastro Único;
  • Registros em que somente uma pessoa está cadastrada (unipessoais), com exceção de públicos vulneráveis e famílias que já tenham feito o upload obrigatório de documentos no Sistema de Cadastro Único;
  • Registros que possuem pessoas identificadas como residentes no exterior pelos órgãos de controle e sem atualização em domicílio;
  • Registros com pessoas excluídas que tiveram a renda do Cadastro Único alterada automaticamente pelo Governo Federal a partir dos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);

No processo de Revisão Cadastral (REV24) foram inseridas as famílias com cadastros desatualizados cuja última atualização ocorreu nos anos de 2019, 2020 ou 2021. Importante lembrar que uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação (AVE24 e REV24).

Em Campo Alegre, há 194 cadastros em averiguação, tanto para beneficiários de programas sociais quanto para quem ainda não foi vinculado a nenhum programa. Verifique se você também faz parte deste processo!

Como verificar se está em processo de Averiguação?

As famílias serão comunicadas por meio de mensagens no aplicativo do Cadastro Único, disponível nas lojas Apple e Play Store, e pelo link https://cadunico.dataprev.gov.br/ . A comunicação com as famílias beneficiárias do PBF também será feita por meio de mensagens nos aplicativos do PBF, CAIXA TEM e no extrato de pagamento dos benefícios. Famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) também podem ser comunicadas por meio de mensagem na fatura da conta de energia elétrica.

O que fazer caso esteja em processo de Averiguação?

Você precisa atualizar o Cadastro Único. Procure o CRAS e agende seu horário.
O agendamento pode ser feito pelos telefones (47) 3632-1494, (47) 99224-3661 ou (47) 99161-1283 e possui um número limitado de vagas por dia.

O que acontece se não atualizar o Cadastro Único?

Seu cadastro poderá ser automaticamente excluído pelo Governo Federal e, caso você seja beneficiário de algum programa social, poderá perdê-lo.
Sempre preste informações verdadeiras no Cadastro Único.

Declarar informações falsas pode ser considerado indício de fraude, e você poderá ser responsabilizado por isso.