INAUGURAÇÃO DA PRAÇA E MEMORIAL DA SERRARIA DO SALTO

A quarta-feira (15), feriado da proclamação da república foi marcada pelo ato de inauguração de algumas obras em Campo Alegre.

A primeira Inauguração do Memorial da Serraria do Salto foi realizada às 9h da manhã na localidade do Salto do Engenho e contou com a presença da Prefeita Alice Bayerl Grosskopf, do vice-prefeito Matheus Fuckner acompanhados pelo vereador Francisco Kuhnen Neto, pelo Sr. Pedro Brüski ex-proprietário da Serraria e seus familiares, Secretários, Diretores, Coordenadores, Chefes, Servidores Públicos Municipais, representantes de entidades locais e moradores.

História

A Serraria do Salto, foi construída na década de 30, inicialmente pertenceu a família Sr. Adolfo Herbst, ao Sr. Gruber, ao Sr. Eugênio Duvoisin, e por último, foi da família de José e Pedro Brüski.

A antiga serraria era toda movida pela força das águas e a mão de obra era toda braçal, a mesma empregava muita gente da região, sendo referência na economia local da época. Nesta serraria era serrado todo tipo de madeira, principalmente pinheiro, as madeiras depois de serradas eram transportadas por carroções e levadas à Joinville e São Francisco do Sul no porto para exportação.

Em 2003, na gestão do Prefeito Renato Bahr, o Município adquiriu o imóvel por meio de uma desapropriação amigável, sendo tombado pela Lei Municipal nº 2.834/2003. Em 2016 foi a serraria foi desmontada pela Prefeitura Municipal, e agora na atual gestão virou o Memorial que resgata a histórias e componentes originais da serraria em suas peças.

A Obra

A equipe técnica do setor de arquitetura e engenharia da Amunesc foi quem fez  o projeto arquitetônico, utilizando nele as madeiras e materiais que faziam parte da antiga serraria. Esse monumento foi erguido no mesmo ponto onde estavam os maquinários da serraria, em uma área de 300 metros quadrados, onde foram investidos cerca de R$ 357.457,61 (trezentos e cinqüenta e sete mil, quatrocentos e cinqüenta e sete reais e sessenta e um centavos) na execução da obra com recursos próprios do Governo Municipal.

A empresa responsável pela execução da obra foi a Dimense Engenharia e Construtora Ltda, de Brusque.