CAMPO ALEGRE REALIZOU SUA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Na tarde desta quarta-feira (04) a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer por meio do Conselho de Cultura de Campo Alegre realizou a 2ª Conferência Municipal de Cultura com o tema “Democracia e direito à Cultura”.

Os participantes foram recebidos com lindas músicas executadas pelos alunos da BAMUCA – Banda Musical de Campo Alegre sob comando do Maestro Anderson Furtado.

Durante a conferência gestores, agentes culturais e a sociedade civil se reuniram para juntos discutir ações e alternativas para o fortalecimento das políticas públicas, as quais anseiam por novos olhares e novas perspectivas de resolutividade dos problemas e pelo planejamento de políticas públicas e a definição de diretrizes para o plano nacional de cultura e o aprimoramento do sistema nacional de cultura.

A conferência contou também com uma palestra realizada pela Sra. Iraci Seefeldt que é jornalista; artista de teatro, produtora cultural e mentora do colegiado de cultura da AMUNESC, abordando os 6 eixos estabelecidos no regimento interno da 2ª Conferência Municipal de Cultura.

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;

Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;

Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e

Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

No final do evento todos os presentes debateram cada eixo estabelecendo propostas para o âmbito Municipal e também elegeram os representantes que serão delegados titulares e suplentes do poder público e da sociedade civil que irão representar nosso Município na 4ª Conferência Estadual de Cultura de Santa Catarina.

Rodrigo Munhoz