PROJETO “EMPOWERMENT: DO YOUR HISTORY”

Este ano os alunos do 8º e 9º anos da EMEF Paulo Fuckner retomaram o Projeto sobre profissões iniciado em 2019. O projeto recebeu um novo nome “EMPOWERMENT: DO YOUR HISTORY” que substituiu o antigo “SMALL  JOBS, BIG PROFESSIONALS”, a ideia original surgiu porque em 2019, os alunos estavam com pouco interesse nas aulas de gramática. Na época, o tema “profissões” era estudado no 3º bimestre, sendo o 9º um público-alvo de adolescentes, foi organizado um projeto para que se trabalhasse o vocabulário, exercícios sobre as profissões em inglês e os tempos verbais relacionados.

Alguns anos se passaram e a falta de interesse pelas aulas de gramática diminuíram, porém, alguns alunos ainda demonstravam indecisão quanto ao mercado de trabalho que queriam seguir, haja vista que há grande quantidade de pais de alunos que são microempresários, donos de terrenos e agricultores, onde poderiam organizar as próprias finanças e empreender ainda mais no seu próprio negócio. Sendo assim foi proposto uma pesquisa individual ao 8º ano e 9º anos, já que era necessário fazer com que os alunos olhassem para dentro de si próprios, visualizassem um futuro promissor e decidissem para qual ramo profissional seguir.

A partir da introspecção, os alunos foram colocados diante das realidades de algumas profissões e tiveram contato com áreas diferenciadas de profissões, para nortear uma possível escolha dentro da profissão.

Assim os alunos ficaram sabendo de detalhes importantes sobre todas as profissões apresentadas.

Durante o processo esperou-se que o resultado fosse interessante e viesse de encontro com um dos objetivos da proposta que sempre foi capacitar o adolescente fora da localidade, porém que ele tivesse vontade de retornar até a localidade e colocar em prática os conhecimentos buscados.

Durante o processo do projeto, os alunos pesquisaram as profissões que visavam ter no futuro, criaram cartazes explicativos em inglês, apresentaram na sala de aula e expuseram na Mostra Pedagógica em novembro.

Um dos focos do projeto era fazer parcerias com profissionais da comunidade, sendo assim foram convidados para conversas e palestras a escritora e professora de línguas Cristiane Bonezzi, o engenheiro e artesão da madeira Lucas Putinni, a enfermeira Aurionize Cosentino (Nize), a modelo e atriz Fernanda Farias, a policial Juliana Dreveck, a chef de cozinha Idalete Fuckner e a bióloga e professora Daiane Derenievsky.

A escritora Cristiane Bonezzi foi até a escola falar de sua trajetória de sucesso, do tempo que morou no Canadá com seu esposo, falou da importância de falar outras línguas, tanto para a vida particular quanto na profissão.

O engenheiro Lucas Puttini recebeu as turmas na Marcenaria do Bosque, em Bateias de Baixo, falou sobre sua trajetória na empresa EMBRAER, da sua rotina de trabalho, do período fora do país, da importância da língua inglesa para o trabalho e para a vida dele. Tanto Lucas quanto Cristiane, que são casados, falaram dos sonhos que tiveram e planos que estão se tornando realidade e da importância de empreender e morar em um lugar que escolheram para morar e constituir família.

A enfermeira Aurionize Cosentino (Nize) trabalha há alguns anos no Posto de Saúde, na localidade de Bateias de Cima e palestrou sobre a trajetória na profissão escolhida ao seu amor pelo que faz.

A policial Juliana Dreveck falou da importância de se aplicar aos estudos e de sua determinação até passar no concurso da Polícia Civil de Curitiba. Juliana mora no Paraná, mas tem seus pais e irmãos morando em Bateias de Baixo, ela falou através de vídeo da importância da persistência para se obter sucesso na vida e na carreira.

A modelo Fernanda, mora em Curitiba e tem familiares em Bateias de Cima, tem quinze anos e desde os nove trabalha nesta área, faz propagandas e desfiles, ela falou através de um vídeo sobre a rotina de vida e trabalhos, deu dicas valiosas para quem está começando na carreira.

A chef de cozinha  Idalete Uhlig Fuckner falou sobre sua profissão para um grupo de alunos que instigados pela curiosidade e apreço pela caminhada dela dentro da profissão. Ela resolveu fazer o curso de Gastronomia porque gosta muito de cozinhar, além disso ela é empreendedora gastronômica, tendo uma agenda lotada de eventos nos finais de semana. A chef Idalete é responsável pelas comidas deliciosas que são servidas na escola Paulo Fuckner, em Bateias de Cima.

A bióloga Daiane, falou sobre a importância de ter alguém para se inspirar, contou que por influência de uma professora, seguiu o caminho da Biologia, ela é professora e bióloga, frisou a importância de persistir nos planos e decisões para se obter êxito na vida.

Além das palestras, os alunos fizeram uma visita à Feira das Profissões na Univille, campus São Bento do Sul. Tiveram a oportunidade de saber um pouco sobre algumas profissões, valores, objetivos do curso, campo de atuação e outras informações.

RESULTADOS:

Os alunos se empenharam na busca de informações sobre as profissões e perceberam a importância que é decidir sobre qual profissão seguir, descobriram com consciência o valor de cada profissão. Os resultados surpreenderam e espera-se dar continuidade ao projeto na turma do 9º ano de 2024.

Texto Profª Sonia Bernado