SAÚDE ESTÁ REALIZANDO TRATAMENTO DE FERIDAS

Cuidar de feridas sempre pareceu ser muito simples, tão simples que dificilmente é prioridade no tratamento do paciente. Qualquer pessoa podia fazer o curativo e utilizar o que tinha disponível.

Em levantamento recente verificou-se que em Campo Alegre a grande maioria dos pacientes que tem feridas crônicas abertas tem suas feridas a mais de 1 mês chegando a ter pacientes com ferida aberta a 40 anos.

Diante disso a Enfermeira Tatiane Arenhardt da Unidade de Saúde central no início de 2022 em conversa com a Secretária Municipal de Saúde Rosana Emília Greipel demonstrou uma preocupação com o assunto, e apresentou o protocolo para tratamento de feridas.

No primeiro momento foram realizados os estudos e levantamentos de custos onde se constatou que é mais barato o investimento em materiais específicos e o tratamento efetivo das feridas do que ficar somente na aquisição e distribuição de materiais para curativos como estava sendo realizado.

Depois de realizado o levantamento de quantas pessoas no Município sofrem com o problema, no mês de março de 2022 foi iniciado o tratamento de feridas seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

O tratamento inicia com a avaliação do médico ou enfermeira da unidade de saúde de referência do paciente na sequência o paciente é encaminhado para avaliação da equipe responsável pelo protocolo, a equipe responsável inicia a intervenção com o paciente, em seguida a enfermeira responsável pelos curativos passa o caso para a enfermeira da unidade de referência do paciente para acompanhamento e após isso são realizados agendamentos de retorno conforme a necessidade de cada paciente.

Os curativos devem ser adaptados ao paciente, à lesão e ao contexto da prática, à medida que a cicatrização avança, o curativo deve ser modificado para facilitar o processo de cicatrização, portanto, é necessária uma avaliação constante para sucesso no tratamento.

Desde o início do tratamento foram constatados 37 pacientes no Município, sendo: 12 pacientes na unidade de saúde Central, 8 pacientes na unidade de saúde de Bateias de Cima, 6 pacientes na unidade de saúde de Bateias de Baixo e 11 pacientes na unidade de saúde de Fragosos. Destes 16 estão em tratamento e 10 já tiveram suas feridas fechadas e cicatrizadas.

Conforme explica a Enfermeira Tatiane Arenhardt, é importante ressaltar sempre que o tratamento não depende somente da equipe médica ou dos procedimentos realizados e sim do empenho e dedicação do paciente e seus familiares, para o sucesso do tratamento “em primeiro lugar o paciente precisa querer, ele vai precisar se dedicar, pois o tratamento também necessita de outros cuidados inclusive com a alimentação e higiene muitos cuidados devem ser seguidos”, salienta.

Rodrigo Munhoz