REUNIÃO COM REPRESENTANTE DO INSTITUTO SANTÉ

Na tarde desta segunda-feira (10), o Prefeito em exercício Matheus Fuckner acompanhado pela Secretária de Saúde Rosana Emília Greipel e a Diretora de saúde, Vanessa Aparecida Maiewski Leite, receberam no gabinete o Sr. Hilário Dalmann, administrador do Instituto Santé, responsável pela gestão do Hospital São Luiz. No encontro o poder executivo solicitou esclarecimentos sobre questões envolvendo supostos problemas em atendimentos que o hospital presta para população, uma vez que nos últimos dias, chegaram até o conhecimento da administração, diversas reclamações envolvendo demora ou problemas nos atendimentos do hospital.

Na conversa, os gestores municipais solicitaram ao Instituto Santé que fossem analisadas e revistas algumas situações, e que acima de tudo seja garantida a qualidade e agilidade nos serviços prestados à comunidade.

Por sugestão do Prefeito em exercício, será implantado um formulário de pesquisa de satisfação, onde o paciente atendido pelo hospital poderá avaliar como foi o atendimento em todas as suas etapas. O formulário poderá ser preenchido fisicamente ou pelo site do município. Para Matheus é muito importante que os pacientes respondam este formulário, assim a diretoria do hospital e o poder público poderão saber como está sendo prestado o serviço à população. “É uma ação simples, que vai nos ajudar muito quando o paciente ali demonstrar de forma verdadeira como seu atendimento para que nós como gestores possamos fiscalizar os serviços prestados”, afirmou.

Outro ponto abordado durante o encontro foi a demora durante os atendimentos no período natalino, e no início deste ano, principalmente pelo crescente aumento dos casos de síndrome gripal e Covid. Conforme a Secretária de Saúde, Rosana Emília Greipel, o cenário já era esperado, uma vez que muitas pessoas aproveitaram as festas de fim de ano para viajar ou receber pessoas de fora. “Sabemos que o medo da pandemia ainda é grande, e que todas as pessoas com sintomas gripais querem ser atendidos na hora, porém pedimos que tenham um pouco de paciência, pois dentro das capacidades de espaço e protocolos de segurança, todos serão atendidos”. Rosana ainda reforça que os munícipes sigam os protocolos sanitários “pedimos mais uma vez para que todos continuem usando máscara, álcool em gel, respeitando o distanciamento e se vacinando” finalizou.

Ultrassonografias e Cirurgias

Outro assunto abordado no encontro foram os exames de ultrassonofrafia que nos últimos dias não estavam sendo realizados no hospital, e que estavam sendo encaminhados para outras cidades. Segundo o representante do Instituto Santé, o hospital está em processo de contratação de um profissional para operar o equipamento, o qual deverá retomar a partir de Fevereiro os exames no Hospital São Luiz. Da mesma forma, também esta previsto o retorno das cirurgias gerais com a contratação de um cirurgião.