Lideranças da segurança enaltecem na Câmara projeto Rede de Vizinhos

A convite do vereador Nilson Fuckner (PP), o sargento Edson Ferreira, juntamente com o presidente do Conselho de Segurança de Campo Alegre, Carlos Tadeu Antônio e demais lideranças da entidade, estiveram participando da sessão da Câmara desta semana, na última segunda-feira, onde na Palavra Livre explicaram sobre a realização do projeto Rede de Vizinhos, que foi implantado recentemente na cidade.

De acordo com o sargento Ferreira, após muitas palestras e encontros junto a população, realizadas através dos encontros e demais ações promovidas em parceria com os Conselhos de Segurança, ficou evidente que a comunidade ainda carece de muitas informações com relação a projetos, como o Rede de Vizinhos, que ajudam, segundo ele, a coibir o número de furtos nas comunidades. “Em várias palestras que faço na cidade, muitas pessoas estão perguntando várias coisas sobre o Conseg e sobre os projetos desenvolvidos por ele e pelas forças de segurança. Estamos percorrendo as comunidades e mostrando como funciona o projeto Rede de Vizinhos, para a população ter uma vida mais sossegada”, disse.

O presidente do Conseg de Campo Alegre explicou em seu pronunciamento, que o Conseg é formado por um grupo de voluntários que tem o ideal de fazer com que os anseios da comunidade, na área de segurança, cheguem às autoridades, para que de alguma maneira a entidade contribua para oferecer maior segurança as pessoas que vivem em Campo Alegre. “Nossa prioridade maior no momento é o programa Rede de Vizinhos, que é no presente momento, aquilo que surte maior efeito em termos de segurança comunitária”, disse.

Como funciona

O vice-presidente do Conseg de Campo Alegre, Robson Barkmeyer, explicou como funciona o projeto, enaltecendo que a iniciativa já vem obtendo ótimos resultados em São Bento do Sul, entre outras cidades do litoral catarinense. “Os moradores interessados preenchem uma ficha que é avaliada pela Polícia Militar. Depois disso, nos reunimos e criamos um grupo no WhatsApp, onde os moradores juntamente com os policiais, vão trocando informações”, explicou.

Robenson explicou que muitos casos de furtos, muito das vezes, são confundidos com mudanças. “Algumas vezes já aconteceu de os ladrões encostarem os caminhões e carregarem tudo. Os vizinhos, achando que se trata de uma mudança acham tudo normal. No programa Rede de Vizinhos, eles podem trocar informações e constatar que se trata de um furto”, acrescentou.

Resultados

Em seu pronunciamento o sargento Ferreira também enalteceu sobre alguns resultados já alcançados como a diminuição de furtos e roubos na cidade. Ele lembrou que quando assumiu o comando da PM em Campo Alegre, nos anos anteriores, vinham ocorrendo em média de 4 a 6 furtos todas as semanas. “Com o fortalecimento dos Consegs conseguimos baixar consideravelmente esse índice em Campo Alegre, principalmente em comunidades onde muitos desses casos vinham ocorrendo, como em Rodeio Grande”, explicou.

Ferreira lembrou ainda da aquisição de um novo terreno que irá abrigar a nova sede da PM em Campo Alegre, agradecendo o apoio por parte da classe política, como prefeito, vice-prefeito e vereadores, nas iniciativa afim de melhorar a segurança para população na cidade. “Agradeço pelo apoio que esta casa vem dando para a Polícia Militar. Todos os vereadores e o presidente sempre tem nos apoiados, assim como a prefeitura que também vem sendo um grande parceiro. Isso é importante porque a Polícia não consegue fazer esse trabalho sozinho”, acrescentou.

Divulgação

A primeira secretária Valéria Busch Antônio, explicou que é muito importante contribuir com a divulgação do trabalho realizado pelos Conseg´s, enaltecendo que o objetivo maior é propiciar uma melhor qualidade de vida para a população. “Temos que batalhar continuamente para que novos projetos sejam aprovados, uma das metas importante que já alcançamos é esse contato com os moradores de bairro, associações, e demais entidades, onde tem se notado uma grande carência de informações, onde os interessados  podem fazer sugestões e críticas, além de relatar fatos que antes passavam despercebido pelas autoridades. Toda comunidade deve estar envolvida nesses assuntos e também participar”, comentou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campo Alegre