16a Festa Estadual da Ovelha tem recorde de público

A 16ª Festa Estadual da Ovelha foi um sucesso de público e organização. A comunidade comemora mais um recorde de público estimado de quase 100 mil pessoas que transitaram entre os 3 dias de festa. Para o organizador da festa e representante da Associação dos Ovinocultores, João Nilson, o grande diferencial deste ano foi a movimentação contínua desde o início do dia, pela manhã, até os últimos shows. “Um público familiar que veio das redondezas e ficou muito satisfeito com o evento e a estrutura”, revela João Nilson. Ele ainda completa a grande participação da segurança no evento, com reforço de Joinville e São Bento do Sul e a eficiência da empresa responsável pela energia, que garantiu que tudo transcorresse da melhor forma possível.

O secretário de turismo, cultura, esporte e lazer, Ernesto Larsen, engradece as altas vendas do artesanato local e fala sobre a proposta criada neste governo da tenda do artesanato abrindo as festividades. “Desde o ano passado entramos com essa ideia de privilegiar o artesanato local e este ano, na Festa da Ovelha, podemos garantir que o projeto teve resultados”, comenta Larsen. “Todos saíram satisfeitos com as vendas que mostraram que o produto local é muito visado pelos turistas e atrai pessoas de todas as idades e gostos”, revela. “As vendas foram um sucesso não só para eles, mas também para os comerciantes locais, que abriram seus estabelecimentos e foram recompensados com o movimento intenso”, finaliza o secretário.

Quanto ao carro chefe do evento, a carne de ovelha, as vendas foram muito superiores a outros anos. Só na praça de alimentação foram vendidos 6 mil quilos da carne típica local. Entretanto outros estabelecimentos, ao redor da cidade, também confirmaram uma grande saídada iguaria, que deixou os criadores satisfeitos. No total mais de 9 toneladas foram comercializadas. A Associação dos Ovinocultores comemorou a boa venda. O presidente da Associação, também organizadora do evento, Antônio Knopika, contou que no sábado, diferente de outros anos, a venda foi muito grande da carne. Para o criador e um dos responsáveis pela venda da carne de ovelha na festa, Fernando Buchmann, as sobras foram poucas e estão sendo comercializadas no valor de R$ 20,00 o quilo, até acabar o estoque. Todas as peças são embaladas e tem o selo de inspeção. Quem tiver interesse pode ligar no telefone 96752926. A venda é feita de 5 a 10 quilos, somente.

O coordenador de cultura, Gabriel Engler, parabeniza as candidatas à rainha da 16ª Festa da Ovelha. “Todas muito bonitas, representaram muito bem nosso município e merecem um destaque nessa edição, pois fizeram o céu brilhar mais forte na noite de abertura”, conta Gabriel. A eleita rainha é Jackeline Fernandes, as duas princesas, respectivamente são: Jeane Heiden e  Flávia Stahlin. “Agradeço a participação de todas e o grande número de candidatas insritas”, completa o coordenador, que também ajudou na organização dos shows que atraíram uma multidão para o Calçadão da Cascatinha durante os 3 dias de festa. “A escolha dos shows agradou a todos e os artistas encantaram o público com repertórios variados e animados, ninguém saiu descontente com as apresentações”, conclui Engler.

A exposição de ovinos também atraiu curiosos e compradores para o local da festa e mostrou que o carneiro é um animal dócil e de diferentes espécies. O desfile cívico contou a história do município, rico em etnias europeias sempre com ênfase no trabalho e no desenvolvimento. Não podemos deixar de lado a variedade de opções de alimentação e comércio que participaram do evento graças ao empenho da coordenadora de turismo, Márcia Friedrich, que fez o trabalho de venda e logística destes espaços proporcionando mais opções ao turista e um maior rendimento ao evento, organizado pela Associação de Ovinocultores Paraíso da Serra.

A Festa não seria tão grande se não fosse também o apoio do Ovelhama, que trouxe para a trilha mais de 2 mil motos, e deu um exemplo de organização desde a largada no domingo, dia 16, às 9:00h da manhã.

Por fim, o Prefeito Municipal de Campo, Rubens Blaszkowski, agradece a presença de todos e lembra que este evento também marca o aniversário do município, que neste ano, comemorou 117 anos, no dia 18 de março, terça-feira. “A festa foi um sucesso, muitas famílias prestigiaram o evento que tinha atrações para todas as idades, parque de diversões, shows e apresentações típicas, mostrando que somos um município turístico e temos um dos maiores eventos gratuitos da região. Estou muito contente e agradeço a todos os envolvidos, que trabalharam para garantir o sorriso que eu pude ver no rosto de todos os espectadores”, finaliza orgulhoso.