Passeio ciclístico em Campo Alegre marca abertura do Circuito das Araucárias de Cicloturismo

Quem gosta de pedalar tem compromisso nesta manhã de sábado. Campo Alegre realiza um passeio ciclístico para marcar a abertura do Circuito das Araucárias de Cicloturismo. A concentração ocorre no Calçadão da Cascatinha, a partir das 8h30. O evento  conta com a parceria do Sesc (serviço Social do Comércio).

O passeio ocorre em duas categorias diferentes, conforme o grau de dificuldade. Na categoria “Pinhão”, o percurso é de apenas 4 km, pelas ruas centrais do município e largada às 9 horas. Os participantes da categoria “Pinheiro”, mais experientes, largam às 9h15, e enfrentam um trajeto de aproximadamente 30 km pelo interior do município.

Até mesmo quem não anda de bicicleta pode aproveitar o evento, pois as equipes da Prefeitura Municipal e do Sesc ficarão no Calçadão até meio-dia coordenando atividades como cama elástica, piscina de bolinhas, pintura facial e oficina de decoração de bikes. Na tenda da saúde é possível aferir a pressão arterial e verificar o índice de massa corporal. Entre os participantes do passeio ciclístico haverá sorteio de brindes do Sesc e da Bike São Bento.
Um grupo de ciclistas de Joinville já confirmou presença no percurso da categoria Pinheiro. “A Polícia Rodoviária Estadual prestará apoio nos pontos de travessia da SC 301 e a Polícia Militar auxilia no tráfego central”, afirma a secretária de Turismo, Marília Crispi de Moraes.   Em caso de chuva, apenas a programação da categoria Pinheiro deve ser mantida.

Circuito completo

O passeio ciclístico percorre apenas 17 km do Circuito das Araucárias. No total, o circuito tem 248 km de extensão e envolve os municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. O trabalho conjunto dos departamentos de turismo das quatro cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal do Quiriri começou no final de 2010 e envolveu diversas etapas.

Dividido em oito trechos, que variam de 13 a 60 km, o Circuito das Araucárias  envolve atrativos naturais, históricos e culturais. Não é um percurso recomendado para iniciantes, pois os trechos de ascensão chegam a 1529 metros. Um dos diferenciais está na sinalização. Aproximadamente 300 placas foram instaladas ao longo dos trechos, com indicações de quilometragem, distância do próximo ponto e altitude. O grupo Tuper patrocinou a sinalização, um investimento de aproximadamente R$ 97 mil.

Para definir todo o circuito, produzir as planilhas de orientação, mapas com classificação de cada percurso e graus de dificuldade física, os quatro municípios contaram com o trabalho técnico de Rodrigo Telles e Eliana Garcia, do Clube de Cicloturismo do Brasil.
Na implantação do circuito, a colocação das placas, o material de divulgação e orientação,  os quatro municípios investiram cerca de R$ 100 mil. “Os custos foram divididos proporcionalmente ao número de habitantes”, explica a bióloga Leoni Fuerst Pacheco, secretária executiva do Consórcio Quiriri.

O cicloturista busca o contato com a natureza, conhecer as áreas rurais, viver uma aventura e relacionar-se com pessoas de diferentes culturas. Ao longo do percurso existem pontos de carimbo que atestam a passagem do cicloturista. Quem completa todo o trajeto recebe um certificado. Como a maioria dos cicloturistas viaja sem auxílio de guia, a aventura pode ser planejada com antecedência com as informações constantes no site www.circuitodasaraucarias.com.br, a partir do dia 2 de junho.

Os departamentos de Turismo dos quatro municípios já iniciaram uma campanha de orientação aos moradores e estabelecimentos comerciais situados ao longo do circuito. A intenção é criar uma rede de “amigos do cicloturista” que funcione como apoio a esses visitantes. De acordo com estudo da pesquisadora Andressa Paupitz, realizado em 2008, o cicloturista gasta, em média, de 50 a 100 reais por dia  e a maior concentração de praticantes dessa modalidade de turismo está na faixa de 26 a 35 anos.