Posto de Bateias de Cima passa por ampliação
O posto de saúde de Bateias de Cima está em obras. Dentro de trinta dias a comunidade vai contar com uma nova área de desinfecção, com cerca de 30 metros quadrados, além da reforma das demais dependências. O investimento é de R$ 57 mil, com recursos do Governo do Estado e contrapartida do município.
Com o término da construção, o posto terá sala de expurgo, sala de esterilização, roupeiro e desinfecção de materiais. A reforma vai melhorar a recepção, o consultório odontológico e a farmácia, além de possibilitar a implantação de uma sala exclusiva para vacinas. “Com essas mudanças vamos deixar o posto bem mais funcional, melhorando o atendimento aos usuários”, afirma o secretário municipal de Saúde, Deodato Raul Hruschka.
Em Bateias de Cima, o posto de saúde também é a base da equipe de ESF (Estratégia de Saúde na Família). Sete agentes comunitários visitam periodicamente cerca de 1500 residências cadastradas e, quando se constata a impossibilidade de locomoção do paciente é o médico quem faz a visita domiciliar.
O posto de saúde conta com atendimento diário de dentista e médico. Para Maria Idenaci, moradora de Tijucume, a ampliação do posto é muito bem vinda. “Vai ficar melhor, com certeza”, comemora. Valmir Kolbech também aprova a reforma no posto. “Traz mais conforto pra quem precisa”, observa.
A unidade de Bateias de Cima atende também às comunidades de Ximbuva, Rodeio de Santa Cruz, Ribeirão do Meio, Campinas, Tijucume. Santana, Rodeio Grande e Cubatão.