CMDCA realiza eleição

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Alegre realizou, na tarde de segunda-feira, a escolha das entidades que terão representação no próximo mandato. Das vinte entidades inscritas no processo eleitoral, 14 compareceram para votar.

O CMDCA é composto por sete representantes do poder público e sete da sociedade civil organizada, além de dois suplentes. Participam do conselho entidades que realizam  atividades envolvendo crianças e adolescentes. Ivo Kestering presidiu a comissão eleitoral e destacou a importância da atuação dos conselheiros para a definição das diretrizes de proteção às crianças e adolescentes do município.

A servidora pública Rosana Greipel, que já presidiu o conselho, representou o prefeito Vilmar Grosskopf durante a votação. “O conselho é uma forma de efetivar a parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, com isso se garante que as reais necessidades da comunidade sejam atendidas”, afirmou.

Entre as funções do CMDCA está o gerenciamento dos recursos do FIA (Fundo da Infância e da Adolescência), composto através da destinação de 1% do Imposto de Renda, e do Conselho Tutelar. “Cada centavo investido através do FIA passa pela aprovação dos conselheiros”, observou Rosana.

A atual presidente do conselho, Roseli Fuckner, agradeceu a presença das entidades e solicitou o empenho dos novos conselheiros a serem indicados. As entidades que terão representantes no CMDCA são Lions Club, Hospital, Apae, APP da escola Domingos Corrêa, Rádio Comunitária, Associação de Moradores de Bateias de Baixo e Fecampo. As entidades suplentes são o Rotary e a APP da Creche Alegre Infância.