Campo Alegre iniciou campanha de vacinação contra rubéula

A secretaria municipal de Saúde e Desenvolvimento Social de Campo Alegre iniciou ontem (15), a vacinação contra a rubéola, doença causada por um vírus e transmitida por via área que, ao contaminar uma gestante, pode ocasionar sérias complicações para o feto.
A ação faz parte da campanha nacional de vacinação promovida pelo Ministério da Saúde para a erradicação da doença. A população alvo são homens e mulheres com faixa etária de 20 a 39 anos (com meta estimada de 4.278 pessoas a serem vacinadas no município). A Campanha será realizada no período de 9 de agosto a 12 de setembro de 2008 com duração de 5 semanas.
A abrangência da imunização é justificada pela forma de transmissão do vírus. "Como a doença pode manifestar-se em qualquer pessoa, independente de sexo e é transmitida no ar, não existe outra forma de proteger que seja vacinando todos dentro da faixa- definida", explica a secretária de Saúde Eliana Pessoa Machado Collet. Segundo ela, apesar da campanha iniciar oficialmente no dia 9 de agosto e se estender até 12 de setembro, a opção em começar mais cedo em Campo Alegre garante que o maior número de pessoas sejam vacinadas no município.
Eliana ressalta que a exceção para receber a dose da vacina são gestante que, sob hipótese alguma, devem ser imunizadas. "Após a dose, se a mulher quiser engravidar deve aguardar o mínimo de 30 dias e, se descobrir a gravidez depois da vacina deve entrar em contato imediatamente com secretaria de Saúde", explica, afirmando ainda que, para os demais casos não há contra indicação e que são raras reações adversas.