Corrida de Orientação – Atletas voltam a competir em Campo Alegre

Cerca de 130 praticantes de Corrida de Orientação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, participaram da II Etapa do Campeonato Catarinense de Orientação, realizado no domingo (15), em Campo Alegre. A prova iniciada às 9 e encerradas às 15 horas, e válida pelo campeonato Catarinense de Orientação, foi disputada no Parque Dona Francisca. Conforme o presidente da Coville, Evandro de Mello Casarin,  o evento promovido pela Federação Catarinense de Orientação, e organizado pelo Clube de Orientação Joinville – Coville, com apoio da prefeitura de Campo Alegre, 62º Batalhão de Infantaria de Joinville e Tigre, teve por finalidade envolver atletas com propósitos voltados ao lazer, bem a busca pelo índice para compor a equipe nacional da modalidade.

Na corrida de orientação, o atleta precisa percorrer uma determinada distância, em terreno variado e desconhecido. No percurso, é necessário passar por determinados pontos no terreno, os postos de controle, descritos em um mapa distribuído a cada concorrente. Os competidores podem utilizar bússola.
O esporte surgiu na Suécia e foi trazido para o Brasil por militares.

A competição é realizada pelo terceiro ano em Campo Alegre, cuja área da prova em tem predominância de floresta de araucárias, com trechos de mata nativa, outros de plantações e campos com vegetação rasteira, entrecortados por poucas trilhas e pequenos riachos e lagos. Em 2006, Campo Alegre sediou uma etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação. As belas paisagens, aliadas ao espírito acolhedor da comunidade, conquistaram atletas de todo o país e até do exterior.

O presidente do Coville (Clube de Orientação de Joinville), organizador da prova, destacou que o contato dos participantes com a natureza está entre os principais ganhos para os esportistas de orientação. "O grau de dificuldade dos percursos envolveu desde os novatos  até o pessoal da categoria elite, que teve como destaque neste ano o atleta Cesar Augusto Fioravante, da cidade do Recife, e vencedor da categoria. Foi sem dúvida um belo encontro esportivo em Campo Alegre", concluiu.

O prefeito Renato Bahr destacou que eventos como o Campeonato de Orientação revertem-se em importante mecanismo de desenvolvimento do turismo na cidade. "É gratificante observar que as pessoas retornam ao nosso município, pois é sinal de que foram bem recebidos e que gostaram da nossa cidade", enfatizou.