Campo Alegre comemorou 111 anos

Dezoito de março foi de festa para o povo campo-alegrense. Ontem, o município completou 111 anos, mas as comemorações começaram bem antes. Já no dia 14, com a abertura da 10ª Festa Estadual da Ovelha, que em três dias foi visitada por 40 mil pessoas. A administração campo-alegrense comemorou o aniversário de emancipação política com uma programação repleta de inaugurações de obras.

A solenidade teve início às 8h30 da manhã pelo distrito de Fragosos, com a inauguração do alambrado do campo municipal de futebol. Além do prefeito Renato Bahr e do vice-prefeito Vilmar Grosskopf, também a presidente da câmara de vereadores Ana Lucia Piski e os vereadores Paulo Schier (DEM), Juliano Froehner (PP) Aldérico Dana (PT), e secretários municipais prestigiaram o evento.

Ainda pela manhã e desta vez no centro do município mais três obras foram inauguradas pelo prefeito Renato Bahr e comitiva. A primeira delas às 10 horas com a inauguração do calçamento na rua 18 de Março. Às 10h30, a solenidade foi na rua Carlos Brandes com a inauguração da pavimentação asfáltica.
Encerrando as solenidades pela manhã, às 11h30, aconteceu a inauguração do calçamento, iluminação e cobertura do ginásio de esportes Helmuth Erico Herbst, e da iluminação do campo de futebol suíço, ao lado do ginásio.

No periodo da tarde as solenidades tiveram continuidade, com a primeira delas acontecendo no distrito de Bateias de Baixo, com a inauguração do calçamento das ruas Alice Lemos e Bernardo Stominsky. A obra foi executada pela prefeitura municipal e sem custo algum para os moradores.

Após a inauguração em Bateais de Baixo, as autoridades retornaram ao centro de Campo Alegre, para participarem da inauguração da pavimentação asfáltica da rua Irmã Amália Gheller e um trecho da rua Dr Getúlio Vargas.

Às 16 horas, aconteceu a solenidade da última e uma das mais importantes obras executadas pelo prefeito Renato Bahr, quando além de autoridades, entre elas Adalberto Schalinski, assessor parlamentar do Deputado Federal Carlito Merss no planalto norte,  também parte da comunidade da Vila Cedro prestigiou a inauguração da pavimentação asfáltica da rua Coronel Veríssimo de Souza Freitas.

Em sua mensagem o prefeito enfatizou que a pavimentação foi realizada em duas etapas. A primeira de 1.087 metros de extensão que vai da esquina da rua Coronel Raimundo Munhoz até a escola municipal Carlos Frederico Adolfo Schneider teve um investimento de R$ 268.262,20, dos quais R$ 96.570,38 são provenientes de contribuição de melhoria, e o restante no valor de R$ 172.000,00 custeado com recursos municipais. Já a segunda etapa que compreende da escola Carlos Frederico Adolfo Schneider até a junção com a rua Coronel Bueno Franco, com extensão de 235,76 teve investimento no valor de R$ 95.000,00, com participação do governo federal através de emenda parlamentar de autoria do deputado Carlito Merss, no valor de R$ 46.780,00 a Fundo Perdido. O restante no montante de R$ 48.220,00 são de recursos próprios municipais, completando o valor necessário para a realização da obra isentando de participação financeira os moradores lindeiros deste ponto até a junção com a rua Coronel Bueno Franco.

Renato Barh explicou ainda que os recursos federais, citados e que auxiliaram a financiar a obra provém de um contrato de repasse firmado com o Ministério das Cidades, representado pela Caixa Econômica Federal, através de seu gestor, Elcio José Coelho de Lara, objetivando a execução de ações relativas ao programa de apoio ao desenvolvimento urbano de municípios de pequeno porte.

Já os valores de contribuição de melhoria que auxliaram a custear a primeira etapa, ou seja, da rua Coronel Bueno Franco até a rua Coronel Raimundo Munhoz, foram ou serão pagos pelos proprietários de imóveis lindeiros com parceladamento em até 60 meses do valor proporcional a testada de seu imóvel.