HOSPITAL SÃO LUIZ CONTA AGORA COM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DISPONÍVEL 24H

Na manhã da última sexta-feira (01) foi realizada a cerimônia de inauguração do Laboratório de Análises Clínicas no Hospital São Luiz. Estiveram presentes, a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf, a Secretária de Saúde de Campo Alegre Rosana Emília Greipel, o Presidente do Instituto Santé e Diretor Geral do Hospital São Luiz Dr. Tércio Egon Kasten, o Sr. Jader Fagundes representante do Laboratório Campo Alegre Análises Clínicas, demais Secretários, Diretores, Coordenadores, Chefes, Servidores Públicos Municipais, funcionários do Hospital.

De acordo com a Secretária Rosana Emília Greipel, as primeiras tratativas do Executivo Municipal com os representantes do Instituto Santé iniciaram no mês de dezembro de 2022, quando o governo Municipal sinalizou a necessidade da instalação de um laboratório dentro do Hospital São Luizque é administrado pelo Instituto Santé. “Contar com um laboratório 24 horas dentro do nosso hospital para atendimento de pacientes do Pronto Socorro é garantir uma maior e melhor assistência aos nossos pacientes, auxiliando no diagnóstico e agilizando a conduta médica. Sabemos que quando se trata de urgência/emergência o tempo é primordial e garantir exames laboratoriais é fundamental, então, a implantação do serviço vai trazer rapidez e mais resolutividade nos atendimentos, pois reduziremos significativamente o tempo entre a coleta do material, análise e resultado final. A partir de segunda-feira (04), com o efetivo funcionamento do laboratório, os pacientes atendidos no Pronto Socorro do Hospital São Luiz e que necessitem dos exames para diagnóstico serão atendidos mais rapidamente. Essa é mais uma ação importante para melhorar ainda mais os serviços de saúde em nossa cidade, pois há anos o serviço é realizado fora do Município. Estamos trabalhando para garantir e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde com agilidade e qualidade”, destacou.

A Prefeita Alice Bayerl Grosskopf enalteceu o empenho da equipe da Secretaria de Saúde de Campo Alegre que por meio das tratativas junto à administração do Instituto Santé buscou viabilizar o Laboratório para o nosso hospital, “Tendo em vista que em muitos casos é primordial a realização de exames laboratoriais, seja para o tratamento ambulatorial dentro do Hospital, ou também quando o caso necessita ser transferido para ser tratado em um hospital de maior porte, com outras especialidades. E desde que o Laboratório Virmond deixou de atender no hospital a população Campoalegrense não teve mais atendimento no serviço de emergência, daí a necessidade do serviço ser prestado diretamente no Hospital” finalizou.

Atualmente, o Instituto Santé, administrador do Hospital São Luizmantém contrato com um laboratório da cidade de Rio Negrinho, e o material coletado é encaminhado em sistema de rotas. Causando assim maior permanência do paciente na instituição, e a demora no recebimento do laudo interfere no tratamento, vale ressaltar ainda que o material coletado tem tempo de estabilidade e que durante o transporte pode sofrer alterações.