EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA: PROJETO “OS TWELVE”
Neste ano os alunos do 7º ano 1 da EMEB. Paulo Fuckner estiveram envolvidos em um projeto de empreendedorismo, nas aulas de inglês, sob a orientação da professora Sonia Bernado, cujo objetivo era criar uma microempresa na sala de aula, que analisou-se ser uma maneira excelente de ensinar conceitos empresariais e habilidades práticas de forma envolvente, de como funciona o mundo dos negócios, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades valiosas em planejamento, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Os objetivos do projeto foram: desenvolver uma mentalidade empreendedora e uma compreensão prática do que é necessário para iniciar e administrar um negócio, criando motivação pessoal; ganhar autoconfiança ao ver as ideias ganhando vida e enfrentando os desafios envolvidos na operação de uma microempresa.
Durante o projeto, os alunos trabalharam o tempo todo em grupos, aplicaram na prática a gestão de tempo, organizando o tempo para cumprir prazos e coordenar tarefas; tiveram noção de como precificar o produto; como gerenciar uma empresa; estabelecer os objetivos da atividade (por exemplo, entender o processo de criação de uma empresa, desenvolver habilidades de trabalho em equipe, aprender sobre finanças básicas).
Houve socialização e discussão das características de uma microempresa e o porquê são importantes para a economia local; cogitou-se a busca de parcerias com um banco ou cooperativa para que pudesse haver uma palestra direcionada sobre a importância de empreender. Houve parceria com empreendedores locais para compartilhamento de experiências.
Levando em consideração tudo que os alunos pesquisaram surgiu a ideia de criar uma empresa de chaveiros sustentáveis, feitos de sobras de lãs das casas dos alunos ou doações, para isso eles aprenderam fazer pompons de lã como principal foco da empresa. Aprenderam a fazer a corrente de crochê para ligar o pompom à argola do chaveiro, argolas essas que foram doação da professora de Arte, Joceline Linzmeyer. Alguns alunos optaram por comprar seus próprios novelos de lã.
Neste ponto, os alunos já haviam escolhido o nome da empresa que foi “Os Twelve”, porque na época havia doze alunos na sala, e também para que em anos seguintes outros professores possam dar sequência ao projeto, não apenas na disciplina de língua inglesa, pois pode vir a ser um projeto interdisciplinar.
Os alunos criaram um logotipo e a partir daí o projeto tomou forma. Na teoria os alunos aprenderam o vocabulário em inglês de tudo que era visto durante a aula e associado ao projeto, houve reconhecimento de vocabulário, listening e reading avaliativos.
Na prática, os alunos produziram os pompons e assim os primeiros chaveiros; criaram uma cortina que serviu de base para o mural da Mostra Pedagógica. As aulas eram divididas em aulas teóricas e aulas práticas, com algumas atividades extraclasse.
O empresário Nilson Fuckner, dono da empresa Nossa Senhora Aparecida Embalagens, Pallets e Madeira, localizada no Saltinho, foi apoiador do projeto e palestrou sobre sua história de vida dentro do mundo dos negócios, os alunos interagiram, perguntaram sobre a abertura da empresa, sobre os altos e baixos que o empreendedor pode se deparar no percurso e sobre os investimentos iniciais. Segundo os alunos, a palestra foi uma experiência importante e significativa.
RESULTADOS
Os alunos alcançaram 90% do esperado dentro do projeto, pois não foi conseguido estabelecer a venda. Já que a produção dos pompons foi prodigiosa e os alunos já sabiam chegar ao produto final, toda a produção foi dividida entre os alunos e eles puderam decidir o melhor destino. Os alunos pretendem continuar com o projeto em 2025, com planos de melhoria em alguns pontos, pois eles sabem que foram empenhados e certamente serão ótimos empreendedores no futuro! Há um perfil no Instagram sobre o projeto.
Texto Profª Sonia Bernado.