DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – PREFEITURA PROMOVE AÇÃO CONJUNTA PARA LIMPEZA DE TRECHOS DO RIO CAMPO ALEGRE

Na manhã desta quarta-feira (05), dia Mundial do Meio Ambiente, data tão importante para nos conscientizarmos da importância da preservação dos recursos naturais, a Prefeitura de Campo Alegre por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento Ambiental e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria de Planejamento e Obras, Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Agricultura e Defesa Civil, realizou a ação “SOS Cascatinha”.

A ação iniciou logo no começo da manhã com os alunos da EMEB. Bela Vista “Profª Zilka de França Hasselmann”, eles realizaram atividades em sala de aula referente ao Dia Mundial do Meio Ambiente e abrilhantaram o início da programação com lindas apresentações.

Em seguida as equipes de servidores da Prefeitura de Campo Alegre iniciaram os trabalhos de limpeza pesada com maquina e caminhão no entorno do rio retirando o lixo e entulhos, outra equipe iniciou a limpeza do trecho do Rio Campo Alegre que passa pelo bairro Bela Vista, os alunos contribuíram também com a limpeza no entorno da escola. Outra equipe realizou a limpeza no rio no trecho do bairro Bela Vista, onde foi colocada também uma barragem feita com galões reutilizados a fim de ter um controle do lixo que é jogado nos rios.

Na segunda etapa, as equipes de Servidores Municipais realizaram também a limpeza do pedaço do Rio Campo Alegre que compreende a Cascatinha do Calçadão no centro. Tanto no primeiro como no segundo trecho foi realizada a soltura de filhotes de Lambaris.

A Secretaria de Educação irá realizar a entrega de algumas mudas que foram recebidas para serem plantadas nas Unidades de Ensino do Município, mudas doadas pela Cooperativa Produtores de Mate de Campo Alegre.

Na abertura do evento a Prefeita Alice Grosskopf falou da importância da conscientização iniciando com as crianças, para que todos possam também influenciar seus pais, irmãos e familiares em casa, “os trabalhos de conscientização na sala de aula sempre são realizados, mas nada melhor que eles irem a campo e ver de perto a realidade do lixo nos rios”, destacou.

A Engenheira Ambiental da Prefeitura, Thaynara Santos Svaldi uma das responsáveis pela ação reforçou a importância da conscientização para que o lixo seja depositado nos locais adequados. “Temos coleta seletiva, orgânica e lixeiras comunitárias em todo o Município, então não temos motivo para jogar lixo nos rios ou em terrenos baldios da cidade. Agradeço a todos que abraçaram a idéia e a colaboração da Empresa Transresíduos que foi parceira nesta ação e realizou a coleta de todo o lixo que foi retirado do rio neste dia”, finalizou.