ALUNOS DA EMEB MARIA JOSÉ REALIZAM VIAGEM PEDAGÓGICA E CULTURAL À CURITIBA

Na última terça-feira (24), os alunos do 9º ano da EMEB. Maria José Duarte Silva Bernardes realizaram uma viagem pedagógica a cidade de Curitiba com o intuito de conhecer o Museu Oscar Niemeyer e o Zoológico Municipal. O objetivo era promover a aprendizagem prática e estimular o interesse dos estudantes pela história, ciências, matemática e a biodiversidade. No total 52 alunos participaram da viagem, acompanhados pelos professores, idealizadores do projeto, Fernanda Lemos Maros e Ricardo Arten, da Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais da escola, Andrieli Chaves da Silva, da Diretora Adjunta Sandra Regina Kotovicz Pruchneski e da Diretora Pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais, Josiane Valéria Fritzen Roell.

Pela manhã, nossos jovens exploradores embarcaram em uma viagem no tempo ao adentrar as portas do Museu. Lá, eles puderam explorar comunicações que abrangiam a história da nossa civilização e da ciência.

Durante a visita, os estudantes puderam apreciar diversas exposições, entre elas “África – Expressões artísticas de um continente”, onde conta com  aproximadamente 1,7 mil obras de uma das mais importantes e significativas coleções de objetos de arte africana do século XX. Fazem parte da exposição: máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais. Acompanharam também outras exposições com a mesma significância histórica e cultural.

Na parte da tarde, o grupo participou de uma visita ao zoológico Municipal, onde a ênfase estava na observação de animais, conservação e biodiversidade. Nossos alunos puderam explorar a impressionante diversidade de vida selvagem que habita o zoológico.

Eles não apenas observaram animais incríveis de todo o mundo, como também aprenderam sobre suas origens, habitats e as ameaças que enfrentam no ambiente selvagem.

A viagem pedagógica ao Museu e ao Zoológico não foi apenas uma rotina escolar diferenciada, mas sim uma oportunidade valiosa para aplicar o conhecimento adquirido na sala de aula. Os alunos podem relacionar os conceitos estudados com experiências reais e interagir com o assunto que estudam.

Além disso, a viagem estimulou o espírito de cooperação, o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos. Esperamos que essa experiência acompanhe nossos alunos ao longo dos demais anos de estudos que virão.