6ª CONFERENCIA NACIONAL DAS CIDADES – ETAPA CAMPO ALEGRE

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre por meio do Conselho Municipal da Cidade irá realizar nos dias 21 e 22 de junho, a etapa de Municipal da Conferência Nacional das Cidades.

O evento será realizado no Espaço Cultural “Sirley Maria Neumann Johanson”, iniciando às 17h da sexta-feira (21) com o credenciamento e café de recepção, logo após a abertura, leitura do regimento e inícios dos trabalhos da conferência com a palestra do eixo 2, debate e construção de propostas.

No sábado (22) a Conferência reinicia as 9h30 com o credenciamento e café de recepção, seguindo com a palestra do eixo 3, debate e construção de propostas. Logo após o intervalo do almoço as 13h, será realizada a palestra do eixo 1, debate, construção de propostas, plenária final e eleição dos delegados da conferência, finalizando com o sorteio de brindes aos participantes e encerramento .

A etapa Municipal de Campo Alegre segue o tema da 6ª Conferência Nacional das Cidades “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. Após a fase local, haverá a estadual, prevista para ocorrer ainda em 2024. O processo será finalizado na conferência nacional, no próximo ano.

Todos os cidadãos estão convidados a participar da conferência. As sugestões poderão ser individuais ou em grupo, representando, por exemplo, demandas de setores específicos da sociedade.

São três eixos principais de propostas: 1 – Articulação e planejamento das políticas públicas: Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, Habitação e regularização fundiária, Saneamento básico e Mobilidade urbana; 2 – Gestão estratégica e financiamento: Gestão interfederativa, cooperação e consórcios, Gestão das regiões metropolitanas, Controle social e gestão democrática das cidades, O Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) e Financiamento da PNDU; 3 – Grandes temas transversais: Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, Transformação digital e território, Segurança Pública e o Enfrentamento do Controle Armado dos Territórios Populares.

Os temas propostos vão desde as mudanças climáticas e a preparação das cidades para adequar suas estruturas; as respostas ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), até a como promover a justiça social nas cidades.

O Secretário Municipal de Planejamento, Transportes e Obras, Rubens Mühlbauer, que organiza a conferência com o Conselho da Cidade (Concidade), convida a comunidade a levar suas demandas para o debate. “Este é o momento do cidadão pensar e sugerir a cidade em que ele quer viver, por isso é tão importante que mais pessoas participem da fase local da Conferência Nacional das Cidades. Todos estão convidados a participar nesta sexta-feira e também no sábado, que é quando as propostas poderão ser apresentadas, debatidas e votadas para fazer parte do que Campo Alegre defende para um futuro com mais qualidade de vida, justiça e inclusão social e o desenvolvimento sustentável, para minimizar os efeitos das mudanças climáticas”, explica.

As pré-inscrições pode ser feitas pelo link: https://campoalegre.sc.gov.br/6a-conferencia-municipal-da-cidade-de-campo-alegre/ ou diretamente no credenciamento nos dias do evento.