PROERD FORMOU MAIS UMA TURMA EM CAMPO ALEGRE

Foi realizada na noite desta terça-feira (25), no Ginásio de Esportes “Helmuth Erico Herbst”, no centro, a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no Município de Campo Alegre.

Neste ano o Proerd formou 132 alunos, estudantes do 5º ano das instituições Municipais de ensino, EMEF. Profª Marise Neneve, Cordeiro, EMEF. Prof. Jerônimo Francisco Pacheco Coelho, EMEB. Maria José Duarte Silva Bernardes, EMEB. Bela Vista Profª Zilka de França, Hasselmann, EMEB. Paulo Fuckner, e foram comandados pelo cabo PM pelo cabo PM Irineu Woginiack Jr. e pela Soldado Franciane Triaca, com a colaboração das professoras Vanessa Aparecida Simão Steuernagel, Meri Terezinha Hübner, Roberta Sofia Cordeiro da Cruz, Helia de Fátima Elias Portela Walter e Elisângela Aparecida Siqueira.

Durante o evento o Grupo de Dança Renascer Mirim da EMEB. Paulo Fuckner e a Oficina Musical “Sonho de Gaiteiro” realizaram apresentações que abrilhantaram a noite. A aluna Maria Sophia de Macedo Resende da EMEB. Maria José Duarte Silva Bernardes realizou a leitura do compromisso Proerd e a Aluna Caroline Isabel Kroll da EMEF. Profª Marise Neneve realizou a leitura da sua redação representando as demais escolas.

Os alunos destaque foram:

EMEB. Bela Vista Profª Zilka de França, Hasselmann – Vitor Idalêncio.

EMEB. Maria José Duarte Silva Bernardes – Mayara Cordeiro da Cruz  e Maria Sophia de Macedo Resende.

EMEF. Prof. Jerônimo Francisco Pacheco Coelho –  Gabriela Dranka.

EMEF. Profª Marise Neneve – Alisson Gabriel da Silva.

EMEB. Paulo Fuckner. – Emilly Carolini Franco.

A Prefeita Alice Bayerl Grosskopf, participou do ato e destacou a maciça presença das famílias e enalteceu o Proerd, um programa que vem ao encontro da necessidade de prevenção ao uso de drogas. “É sempre uma alegria participar destes momentos de formatura do Proerd. É um programa tão importante, que a cada ano vem crescendo e conseguindo atingir os seus objetivos que é conscientizar os nossos jovens e nossas crianças dos malefícios que as drogas e a violência podem causar para si mesmos. Aos formandos sigam o caminho que foi transmitido pelos professores, pais e instrutores do Proerd, vocês seguirão pelo trajeto mais nobre e que realmente orgulharão as famílias de vocês, pois é dessa forma que devemos seguir a nossa vida, através das direções certas“, afirmou.

Em Campo Alegre o Proerd teve início em 2003, e nesses vinte anos de atuação já capacitou 5.327 alunos.

Estiveram presentes no evento a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf, os Vereadores Ana Lucia Piski, Ernani Santos, Tenente-Coronel Cremilson Veloso, Comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar em São Bento do Sul, Sgt PM Saulo Rodrigo de Freitas, Comandante do 3º Grupamento de Polícia Militar de Campo Alegre, 1º Sgt BM Rubens Carlos Gonçalves, Comandante do 1º grupo do 1º pelotão da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Bombeiro Militar de Campo Alegre, Policiais Militares, Thaisa Costa Munhoz, Coordenadora da Agência do Sicoob Credinorte de Campo Alegre, Conselheiras Tutelares Arlete Schadeck e Marcela Hummelgen, Secretários, Diretores, Coordenadores, Chefes e Servidores Públicos Municipais.

Proerd

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas. O Programa ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando as crianças a dizerem não às drogas.

Programa eminentemente preventivo, estratégico, seu objetivo principal é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Aplicado nas escolas, o Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as unidades escolares e direciona-se às crianças de 9 a 12 anos.

As lições têm como objetivo o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre escola, família e polícia.