Professores Municipais tem capacitação

Enquanto os alunos passam pelas férias, os professores aproveitam para colocar os projetos em ordem e melhorar ainda mais o trabalho com os estudantes

Os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre entraram em Recesso Escolar desde o dia 21/07 à 04/08. Na primeira semana do Recesso reuniram-se para mais uma capacitação continuada da classe. O encontro aconteceu no Espaço Cultural Sirley Johanson nos dias 22 e 23 de julho com o
professor Casemiro José Mota, do Instituto Federal Catarinense de Araquari –Santa Catarina.
A capacitação visou refletir o agir pedagógico com uma pedagogia que passe a questionar a si mesma diante da nova realidade da sociedade. E descobrir-se que escola precisamos formar para além dos conteúdos para formação de uma pedagogia que possa tornar o indivíduo um cidadão consciente de seu papel na sociedade.
O palestrante discorreu sobre como não adianta muito educar para o melhor emprego, a educação deve contribuir para o melhor humano e que o melhor humano é que se torna o bom político e o empregado excelente. Chamando a atenção para que uma educação fragilizada produz cidadãos de segunda classe. Sem esquecer que a educação colabora com o desenvolvimento quando prepara
os indivíduos para participar da realidade social e politica. E assim sendo, disse o professor: “um índice alto de educação melhora a qualidade das ações politicas e consequentemente todos os processos sociais”. Mas para que isso aconteça é necessário reaproximar a escola de seus processos democráticos e profissionais, promovendo aulas como espaço de desenvolvimento criativo e
ensino problematizador, com professores pesquisadores e que questionem cada ponto da realidade. A fim de desenvolver um processo de ensino que produza o sucesso e que não esteja baseado na simples checagem de conhecimentos livrescos e enciclopédico.
Entre outros temas e desenvolvimento de atividades Casemiro enfatizou que o ensino de cada área do conhecimento deve ocorrer a partir da realidade do mundo atual misturando fantasia e ciência, realidade e conhecimento.
Na sequência os gestores e professores estarão em suas unidades escolares debatendo estes novos conhecimentos e revendo e atualizando o PPP (Projeto Politico Pedagógico) das escolas para serem reunidas em uma proposta de ação concreta a executar a partir do segundo semestre.
No recesso os CMEIs atenderão em regime de plantão. A secretaria iniciou uma parceria com o Instituto Federal Catarinense para ormação do Núcleo de Gestão Pedagógica para desenvolvimento das ações pedagógicas em toda a rede de educação do município.
Para a secretária Leda Munhoz Odia “é muito importante organizar momentos de
reflexão para todos os professores, pois a interação conjunta resulta em práticas mais eficientes em nossas escolas”.