Entrega de muda de batata-salsa atinge mais de 100 agricultores

Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou a entrega de aproximadamente 200 mil mudas de batata-salsa nesta semana

Na última quinta-feira, dia 03, aconteceu a entrega da muda de batata-salsa, mais um programa da Prefeitura Municipal de Campo Alegre, que beneficia diretamente o agricultor. A Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, possibilitou que cada agricultor ganhasse cerca de 2 mil mudas. Um total aproximado de 200 mil mudas foram distribuídas. “Pude acompanhar de perto essa conquista dos agricultores, sempre envolvidos com as ações voltadas ao segmento”, conta o prefeito Municipal, Rubens Blaszkowski. “São eles os grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Campo Alegre”, define Blaszkowski. O secretário de desenvolvimento econômico de Campo Alegre, Edilson Pruckneski, explica que essa quantidade distribuída atinge praticamente todos os produtores de batata-salsa do município. “Aqui temos grandes e pequenos produtores da raíz, todos garantem um bom rendimento do produto, cuja caixa com 23 quilos varia em torno de R$ 50,00 reais, valor de venda, que é encaminhado, grande parte, ao Paraná”, explica Pruckneski.  O produtor Ervino Fuckner, de Bateias de Cima, conta que já fez a colheita das mudas do ano passado. ” Meu plantio garantiu a produção de mais ou menos 300 caixas de batata-salsa, que eu já encaminhei ao mercado”, diz Fuckner. “Estou muito satisfeito com a ajuda que temos hoje da Prefeitura Municipal, só peço mais atenção ao repasse de informações, para que nenhum agricultor perca esses tantos benefícios que temos aqui”, comenta o agricultor, que elogiou o programa do calcário com o frete. Outro produtor que buscou suas mudas foi Vitor Nogueira, do Salto. Ele e seu filho plantam o produto, cuja produção chega a 1 hectare e meio. Já o agricultor de Avenquinha, Eloir Friedrich, está entre os maiores produtores de batata-salsa de Campo Alegre, com uma produção de 4 hectares, rendendo mais de 2,5 mil caixas do produto. Eloir conta que a safra da bata-salsa está boa, com o preço estável, embora ele tenha tido uns 10% de perda devido à seca de janeiro. O agricultor está em fase de colheita e  ressalta um problema que vem tendo no município: “alguns dos meus terrenos de plantio não estão cercados e vejo que muitas pessoas tem roubado parte da produção em grande quantidade, não apenas para consumo próprio”, desabafa. ” Acho que a população deve ter consciência do nosso trabalho e bom senso, além da necessidade de haver rondas noturnas de policiais nas localidades do interior, para evitar esse tipo de acontecimento”, finaliza.