COMBATE AO BORRACHUDO EM PAUTA

Na manhã desta quinta-feira (10) a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf esteve reunida com o Secretário de Saneamento Ambiental e Meio Ambiente Artur Bastos, o Responsável pelo controle dos Borrachudos Silvanei Maia, o Secretário de Desenvolvimento Econômico/Agricultura Ruben Bahr e o Engenheiro Agrônomo Gilson Omar Brunnquell. O motivo da conversa foi para tratar sobre o controle do borrachudo no Município, que nestes períodos de muito calor e chuvas acabam se ploriferando com mais facilidade.

A Secretaria Saneamento Ambiental e Meio Ambiente realiza as aplicações do produto para combater o mosquito borrachudo em 426 pontos do Município. As ações são realizadas no centro, bairros e se estendem em diversas localidades do interior.

Segundo o Secretário de Saneamento, Artur Bastos, o Município tem um custo de aproximadamente R$ 6 mil mensais com a compra do larvicida BTI (Bacillus thuringiensis israelensis), o qual é utilizado nas aplicações. De acordo com Bastos, além do acúmulo de água em alguns pontos, ambientalistas apontam que o lixo e dejetos de animais também são criatórios do mosquito, por isso, recuperar a mata das margens dos riachos previne a infestação. Os borrachudos costumam voar durante o dia, com sol quente, são nativos da Mata Atlântica e bem pequenos. Eles atacam as partes do corpo expostas, causando desconforto e irritação. Em muitos casos, também atacam animais.

O defensivo usado para o controle dos borrachudos é biológico e não agride o meio ambiente. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o BTI não causa danos em animais aquáticos, nem em outros animais que bebem a água. É um produto específico para combate de larvas do inseto.

No entanto, o BTI não resolve todo o problema. Para controlar a proliferação dos borrachudos, é preciso que a população também faça sua parte. Não jogar lixo no arroio ou riacho também ajuda no controle dos borrachudos, porque, além de pedras e folhas, as larvas gostam de se fixar em sacos plásticos jogados na água.

Um dos pontos de dificuldade relatado por Silvanei é a falta do acesso a algumas propriedades principalmente no interior que muitas vezes não é possível e prejudica toda a cadeia de aplicação do larvicida. É neste sentido que a Secretaria de Desenvolvimento/Agricultura deve auxiliar nos próximos dias, realizando o contato com alguns moradores de propriedades rurais, visando o diálogo para que o servidor possa realizar a aplicação do produto, podendo assim completar o ciclo de aplicações.

A Prefeita Alice Bayerl Grosskopf agradeceu a dedicação da equipe e pede também a colaboração de todos os Munícipes para que permitam que o servidor do Município possa entrar em suas propriedades, “se cada um fizer a sua parte vamos conseguir diminuir cada vez mais com a quantidade de borrachudos no Município”, destacou.

Prefeitura Municipal de Campo Alegre