AGENTES DO CENSO 2022 COMEÇARAM OS TRABALHOS DE PESQUISA DEMOGRÁFICA PARA O IBGE

Começou nesta segunda-feira (01) o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir de agora, recenseadores contratados via processo seletivo vão percorrer o Município para fazer os questionamentos à população.

De acordo com a coordenadora da subárea de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho, Rubia Miller Kramer neste primeiro momento irão atuar 10 recenseadores no Município e serão aplicados dois questionários. O básico com 15 questões, que vai levar cerca de 5 minutos para ser respondido e o mais completo com 75 itens que vai exigir cerca de até 15 minutos, mas apenas 10% dos domicílios serão abordados, pois trata-se de um levantamento por amostragem.

Em Campo Alegre serão visitados certa de 4,7 mil domicílios, “todas as respostas vão ficar sob sigilo do IBGE”, ressalta a coordenadora.

Na manhã desta segunda-feira (01) a Prefeita Alice Grosskopf recebeu em sua residência a Agente Censitária Municipal Janaina de Souza da Rocha junto com a Agente Censitária Supervisora Jussara Lepeck, supervisora dos recenseadores, que realizaram a coleta dos dados com a Prefeita.

Identificação

A identificação dos recenseadores será feita com colete e crachá. Eles terão em mãos os Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), aparelhos semelhantes a um tablet.

A coordenadora regional explica que os moradores podem conferir a autenticidade do trabalho em um QR Code no crachá dos recenseadores, basta fazer a leitura do código com o seu próprio celular. O trabalho em campo deve seguir por três meses, ou seja, até outubro.