PROFESSORES E ATENDENTES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

Nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (01), a Secretaria Municipal de Educação juntamente com o SENAC, estão oferecendo capacitação aos professores e atendentes da rede municipal de ensino de Campo Alegre.

As atendentes estão participando presencialmente do evento que está acontecendo no Espaço Cultural Sirley Maria Neumman Johanson, já os Professores estão reunidos nas escolas recebendo a capacitação online, devido ao número maior de profissionais para que assim possam ser seguidas as normas sanitárias da COVID-19.

Conforme destaca a Secretária Carla Kotovicz, com a capacitação continuada de professores, podemos melhorar consideravelmente o ensino da Rede Municipal, isso porque são oferecidas novas metodologias de ensino-aprendizagem, técnicas de didática e formas de lidar com os desafios do trabalho em sala de aula, “Tudo isso se reflete diretamente nos resultados dos alunos. Além de aprenderem os conteúdos teóricos de maneira mais eficaz, eles também se desenvolvem como cidadãos e agentes de mudança da sociedade. Portanto, acreditamos que a formação continuada é a nossa maior aliada na hora de melhorar a qualidade do ensino da Rede” afirma.

Precisamos reinventar a escola como espaço relevante de aprendizagem para que cumpra seu papel de formar estudantes a fim de interagir com criatividade, ética e responsabilidade na sociedade em que estão inseridos.

FORMAÇÃO PARA ATENDENTES DE SALA – 30/09 e 01/10 de 2021.

Tema 1 Práticas de Afetividade e Desenvolvimento Infantil, até 8 anos de idade.

Objetivo: buscar o desenvolvimento cognitivo por meio das interações afetivas, tornando a aprendizagem mais agradável e significativa.

Carga horária: 4h

Tema 2 – Alimentação, sono, desfralde e saúde emocional da criança

Objetivo: propor e oferecer estratégias de ensino que viabilizem e contemplem as necessidades dos alunos

Carga Horária: 4h

Tema 3 – Estratégias e dicas de aprendizagem (abordagem cognitivas, intelectual, motora e social)

Objetivo: desenvolver as habilidades intelectuais e sociais do aluno, a partir de um plano de aula que contemple toda a turma, sem distinção. O professor deve adaptar as atividades de acordo com a limitação da criança.

Carga Horária: 4h

Tema 4 – Dinâmicas e adaptação de atividades e instrumentos

Objetivo: possibilitar à criança com deficiência o acesso ao conhecimento através da vivência, da troca, da experiência, propiciando uma educação mais lúdica e significativa. Aprender pode e deve ser extremamente agradável e motivante para a criança.

Carga horária: 4h

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES – 30/09 e 01/10 de 2021.

Tema 1 Como avaliar em tempos de pandemia- Aprova/Reprova

Objetivo: considerar o cenário educacional em que o aluno está inserido em relação aos objetivos de aprendizagem e habilidades que se procurou desenvolver com as atividades pedagógicas não presenciais.

Público alvo: Rede Municipal de Educação de Campo Alegre.

Carga horária: 8h

Tema 2 – Importância e estrutura do planejamento anual

Objetivo: explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. A elaboração deve levar em conta as metas e objetivos da escola, tomando decisões que direcionem o ensino para o caminho desejado.

Público alvo: Rede Municipal de Educação de Campo Alegre.

Carga Horária: 8h