Secretaria de Assistência Social registra balanço positivo

A Secretaria de Assistência Social, através da secretária, Ana Lúcia Piski, realizou um balanço dos primeiros meses de trabalho. O objetivo do levantamento é informar a população sobre tudo o que é feito dentro da gestão pública.

Segundo Ana Lúcia, o trabalho foi intenso nestes primeiros 100 dias de gestão, pois nossa secretaria atende as proteções sociais: básica, especial de média complexidade e especial de alta complexidade, as quais possuem como objetivo primordial, atender as políticas públicas de assistência social.

O CRAS realizou a entrega dos kits de alimentos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Recebemos um veículo do Programa de Mobilidade de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, para ser utilizado pela assistência social. Também fizemos a distribuição de mais de 100 cestas básicas, 2 auxílios funerais, 1 auxílio natalidade, 51 atendimentos com visitas domiciliares, 34 atualizações e inclusões no CadÚnico, e 45 acompanhamentos de famílias (PAIF) por mês.

O serviço de proteção social especial de alta complexidade esteve atuante desde os primeiros dias de janeiro, onde contava com cinco acolhimentos. Porém atualmente esse número aumentou para nove acolhidos, e diante da atuação da equipe técnica, uma criança já retornou para sua família. O serviço também atendeu em regime de plantão, moradores em situação de rua e mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica.

Já o serviço de proteção social especial de média complexidade, realizou mais de 300 atendimentos entre visitas, atendimentos a idosos, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, violência doméstica/familiar, violação de direitos da criança e adolescente, entre outros.

O conselho tutelar também seguiu em pleno funcionamento desde os primeiros dias do ano. Até o momento, nestes quase quatro meses, o conselho realizou mais de 450 atendimentos, entre eles acolhimento emergencial, orientações, denúncias, encaminhamento ao juizado, suspeita de violência entre outros.

Para a Prefeita Alice Grosskopf, é muito importante ver e divulgar todo o trabalho que esta secretaria de Assistência Social está realizando, pois para o bem estar de todos munícipes, os atendimentos precisam de agilidade. “Que coisa boa ver o comprometimento de todos esses profissionais, e o cuidado com todo nosso povo. Temos grandes desafios pela frente, e estou confiante no trabalho de todos”, destaca.