Prefeito Rubens Sanciona Plano Diretor de Campo Alegre

O prefeito Rubens Blaszkowski sancionou a Lei Complementar n° 147, que dispõe sobre o Plano Diretor de Campo Alegre. O município é o segundo da Amunesc a ter o Plano Diretor sancionado.

O prefeito agradeceu a equipe da Prefeitura e também a Assessoria da Associação de Municípios para a revisão. “Tivemos a oportunidade de sermos associados da Amunesc e contar com o auxílio e esse divino e importante serviço da Amunesc nos auxiliando para a elaboração deste novo Plano Diretor e agradeço em especial todo o trabalho desenvolvido por nossa equipe da Prefeitura, trabalho que ficou tão bem feito. O Plano Diretor é um instrumento básico para o desenvolvimento de nossa cidade e todo nosso território. Com ele daremos mais segurança jurídica aos investidores, iremos continuar trazendo progresso para nossa cidade”, declarou Blaszkowski.

O processo passou por oito etapas até a entrega da minuta do Projeto de Lei para o Executivo, ocorrida em novembro do ano passado. Desde então a discussão passou para o Poder Legislativo, que convocou uma audiência pública e consultou engenheiros, arquitetos e secretários da Prefeitura, além de técnicos da Amunesc. Durante todo o processo, segundo a Câmara de Vereadores Municipal, “foram realizadas 14 reuniões com a comunidade campo-alegrense em seis diferentes regiões rurais e urbanas”.

Conforme o Chefe do Serviço de Planejamento Urbanístico e Habitação de Campo Alegre, Bruno Seefeld, o processo de revisão do plano diretor de Campo Alegre iniciou em 2015. “Depois de realizarmos muitas reuniões entre a comunidade, equipes técnicas e demais setores interessados no desenvolvimento do município, nesta semana marcamos o fim deste processo. Conseguimos chegar a um documento que representa os anseios da sociedade. A sociedade é dinâmica e está em constante mudança, e por isso os interesses e anseios para o crescimento do município devem ser adequados à realidade do momento. Por fim, esperamos um crescimento planejado, sustentável e pensado na coletividade, para assim trazer cada vez mais qualidade de vida aos moradores e visitantes deste paraíso da serra, nossa Campo Alegre”, disse Bruno.

Para o secretário-executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, um dos principais destaques da metodologia de revisão do Plano Diretor está na inserção da comunidade nas discussões. “Os Planos Diretores que se constroem com ampla participação popular tendem a refletir mais fielmente os anseios da população para a sua cidade nos próximos dez anos. Esperamos que, ao final do processo, nossos municípios cresçam de forma ordenada e planejada, e possibilitem melhores condições de vida para todos e todas que vivem e compartilham de seus territórios”, afirmou.

Gabriel Engler