Jovens prestam juramento à Bandeira

A manhã da última quarta-feira foi marcada pela realização da Solenidade de Juramento à Bandeira que marca a dispensa de incorporação e a prestação do compromisso à Bandeira para os jovens da classe 2001.

A solenidade aconteceu na Cidade de São Bento do Sul no Ginásio Annes Gualberto. Foram mais de 500 jovens, sendo 114 de Campo Alegre, 324 de São Bento do Sul e 136 de Rio Negrinho, que sob o comando do Tenente Coronel Sub-Comandante do 5º RCC – Regimento de Carros de Combate Lincoln Nogueira Andrade, e diversas autoridades militares presentes, participaram da solenidade que contou com representantes dos três municípios.

Durante a solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento do Sul, Peter Alexandre Kneubuehler, enfatizou a importância deste momento na vida desses jovens. “Lembro de quando eu prestei serviço militar no ano de 1988, e os ensinamentos que levamos são para a vida toda”, disse.

Outro detalhe que chamou a atenção nesta solenidade de Juramento à Bandeira foi a participação de familiares, que inclusive foram convidados para participar da entrega dos certificados de dispensa, como gesto de reconhecimento à participação da família neste momento de importante significado na vida daqueles mais e 500 jovens.

O Tenente Ademar, do 5º RCC enfatizou a importância deste momento na vida dos jovens e o resgate do civismo.

Ao prestarem juramento à Bandeira, os jovens firmam o compromisso com o Serviço Militar. Mesmo não prestando os serviços neste momento, todos ficam obrigados a atender algum chamado do Serviço Militar a qualquer momento, obrigatoriedade esta que só se extingue no dia 31 de dezembro do ano em que o jovem completar 45 anos de idade.

Contribuição: Assessoria de Imprensa de São Bento do Sul

Gabriel Engler