Candidatos ao Conselho Tutelar de Campo Alegre recebem capacitação

A Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) realizou, nesta quarta-feira (24), a capacitação dos candidatos a conselheiros tutelares de Campo Alegre. O treinamento é um requisito obrigatório para os aspirantes ao cargo de conselheiros tutelares do município, e é gratuito.

O Prefeito Rubens Blaszkowski, presente na abertura do curso, destacou a importância de Capacitar os candidatos. “Oferecer a capacitação aos candidatos é uma preocupação do município, uma vez que proporciona novos conhecimentos. Crianças e adolescentes devem ser tratados com prioridade”, disse.

O curso foi ministrado por Evelise Maria Junkes Buzzi, assessora de Assistência Social da Amunesc, que discutiu a política de Assistência Social, e pelo consultor Robson Duvoisin, que falou sobre o papel do Conselho Tutelar e dos Conselheiros Tutelares. “Às vezes as pessoas querem assumir, mas não sabem quais são os desafios que vão enfrentar. Nosso papel é possibilitar aos candidatos uma compreensão sobre o funcionamento da rede de atendimento à criança e adolescente”, declarou Evelise.

“Ficamos muito contentes em poder oferecer esta capacitação aos candidatos a Conselheiros Tutelares. Sabemos o importante papel do Conselheiro na garantia dos direitos das crianças e adolescentes no nosso município. E com esta capacitação podemos mostrar um pouco do trabalho árduo que eles executam no seu dia a dia nesta defesa. Muitos ali estão participando a primeira vez deste processo, quanto mais conhecimento melhor”, disse a Secretária de Assistência Social, Márcia Regina Schadeck Friedrich.

Esta é a primeira vez em que o treinamento é realizado em conformidade com a Lei 11.831/2006, que foi alterada e aperfeiçoou o funcionamento do Conselho Tutelar. As eleições para Conselheiros Tutelares estão agendadas para o dia 6 de outubro em todo o país, e definirão quem serão os candidatos que ocuparão as cinco vagas para titulares e cinco para suplentes.

Colaboração: Assessoria AMUNESC

Gabriel Engler