Campo Alegre completa 122 anos

Campo Alegre comemora 122 anos de emancipação. Apesar do destaque por conta da Festa Estadual da Ovelha, criada justamente para celebrar o aniversário, o município tem muito mais a apresentar para sua população e visitantes. A cidade abriga bem no seu coração uma das mais belas cachoeiras da região, a Cascata Paraíso, a qual receberá mais investimentos nos próximos meses. Além do acesso pavimentado, bancos e floreiras, agora o local terá decks e um centro de apoio aos turistas.

Conforme o último censo (2018) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Campo Alegre possui 11.974 habitantes. O município, que em uma receita de mais de R$ 50 milhões por ano, possui uma economia baseada em indústrias e também no agronegócio. Um novo segmento que vem crescendo muito é o turismo, principalmente em propriedades localizadas nas comunidades interioranas. A produção agrícola é diversificada e cada vez mais forte no cultivo de alimentos orgânicos e produtos artesanais, muitos deles comercializados diretamente em algumas propriedades rurais.

Avanços
O prefeito Rubens Blaszkowski (PSD) diz que apesar do progresso, a população, segundo ele, não aumentou, o que na avaliação do prefeito, isso é bom, pois nunca entrou nos planos da Prefeitura transformar Campo Alegre em uma cidade maior. “Não queremos ser uma cidade inchada, rodeada de indústrias. Desta forma teria que mudar meu discurso, pois sempre digo que hoje temos um dos melhores oxigênio e clima do Brasil”, disse.
Segundo Rubens, Campo Alegre tem o terceiro melhor ar para se respirar de todo país, e anos atrás, a cidade já ocupou a segunda colocação neste ranking. Além da qualidade no ar, o prefeito fala ainda sobre a qualidade de vida da população. “Dentro deste percurso de mais de seis anos, tivemos o não fechamento de nosso hospital, algo marcante, como a compra do imóvel por R$ 4,5 milhões, que após muita luta do prefeito e sua equipe permitiram que hoje estivéssemos com um hospital funcionado de forma ascendente, com vários procedimentos via SUS, e clínicos particulares, além da geriatria”, citou.
Ainda no campo dos investimentos realizados nos últimos anos, Blaszkowski destaca as dezenas de pavimentações, entre outras coisas por menores, como reformas e compra de terrenos. O prefeito ainda cita os investimentos na área de Educação, os quais colocaram a cidade em posição de destaque no cenário estadual e nacional, assim como o pagamento da desapropriação e os investimentos na Cascata Paraíso. Isso, tudo, com o município tendo as contas em dia e dinheiro em caixa. “Para mim, é um orgulho poder dizer que em Santa Catarina existem apenas sete municípios que estão com suas contas 100% em dia, Campo Alegre é um deles. Estamos com as contas em dias, não devemos nada e temos recursos disponíveis, que é algo de divina importância. Isso é fruto de trabalho de uma equipe de secretários e funcionários dedicados”, acrescentou.
Por fim, o prefeito lembra que Campo Alegre avançou no Índice de Desenvolvimento Básico da Edução (Ideb) citando que nos últimos anos foi implantado nas escolas da rede municipal a disciplina de Turismo. A ideia é formar e melhor instruir os futuros governantes para que este setor continue a prosperar. “No turismo ainda criamos a marca de Campo Alegre, a qual alguns produtores já estão utilizando em seus produtos artesanais. Entendo que o turismo é uma receita limpa, por isso, investir nesse setor é algo de divina importância. Podemos dizer que Campo Alegre é uma cidade turística pela grande avaliação do metro quadrado, que já é superior a R$ 1 mil, além disso, existe uma grande especulação imobiliária”, finalizou.

Paraíso da Serra
O presidente da Câmara de Vereadores, Tancredo Ronska (PP), diz que é muito bom poder residir na cidade e fazer parte da história política de Campo Alegre. Ele cita não ter dúvida que a cidade irá continuar prosperando e se desenvolvendo. Tancredo diz que nesta data tão importante, onde Campo Alegre comemora 122 anos, todos os campo-alegrenses também estão de parabéns. “Parabéns a toda população. Que nossa Campo Alegre continue crescendo e progredindo”, concluiu.

Matéria publicada na Segunda-Feira no Jornal A Gazeta

Jornalista Alexandre Carvalho