APAE e outras entidades são beneficiadas com repasses do FIA

Será efetuados repasses financeiros via Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Fundação Educacional de Campo Alegre (Fecampo) e para a Associação de Pais e Professores (APP) da escola Maria José Duarte Silva Bernardes.
Os repasses, aprovados por unanimidade de votos entre os parlamentares, somam recursos na ordem de R$ 64.819,00. Somente o repasse a Apae, no valor de R$ 8.419,00, será feito em parcela única. Os recursos serão utilizado para possibilitar o início da implantação de uma oficina de órteses, para atender crianças e adolescentes que apresentam deformidades de membros superiores. Os demais repasses, serão feito em dez parcelas, de março a dezembro de 2017, sendo R$ 2.900,00 destinados mensalmente para a Fecampo, para custeio da realização de oficinas, e outros R$ 2.740,00 para APP da escola Maria José Duarte Silva Bernardes.
O terapeuta ocupacional Mario Cesar Beunisio, que atua na Apae de Campo Alegre, explica que os recursos que serão destinados à entidade, irão possibilitar a compra de materiais para a fabricação de órteses – uma espécie de tala que auxilia no tratamento de pessoas com deformidade de membros em virtude de paralisia cerebral. “Sendo assim, nossas crianças não precisarão mais viajar até Joinville, para receber este atendimento. A ideia num futuro breve é dispormos de uma oficina própria para fabricação dessas órteses, mas por enquanto, com o material, já vamos poder sermos independentes nesta questão”, explica.
Beunisio explica que a federação das Apaes ofereceram curso técnico para ensinar sobre a preparação das órteses. Sendo assim, a diretoria da Apae de Campo Alegre já está trabalhando no planejamento de funcionamento de uma oficina para fabricação deste material. Porém, segundo ele, ainda será preciso alocar um espaço na estrutura da instituição e comprar alguns equipamentos. “Porém, com os materiais, podemos ir trabalhando de forma improvisada, para poder atender melhor nossos alunos”, complementa.
Já o repasse para a Fecampo, será utilizado conforme o tesoureiro da instituição, Ivo Kestering, para o custeio de instrutores que ministram as oficinas de cerâmica, marcenaria artesanal, pintura em tecido e tela, tecelagem em tear manual e informática básica, que serão ministradas para 130 alunos até o próximo mês de dezembro, na sede da instituição. “Cerca de R$ 17 mil deste montante são referentes a uma doação da empresa Oxford Porcelanas. Esses recursos além de custear os instrutores também serão utilizados na compra de material didático e também na alimentação dos alunos”, comenta.
Já quanto ao repasse para a APP da escola Maria José Duarte Silva Bernardes, os recursos serão utilizados para manter a realização do projeto “Esporte Comunitário Futsal”, que atende vários alunos da instituição de ensino com média escolar acima da nota 6, bem como frequência escolar conforme norma vigente.